/

NASA procura estagiários em Portugal. Candidaturas encerram dia 21

Stephane Corvaja / ESA

O astronauta dinamarquês Andreas Mogensen, da ESA, na Estação Espacial Internacional

Encerram na próxima segunda-feira, dia 21 de janeiro, as candidaturas à terceira edição do concurso para a atribuição de bolsas de investigação para estágios na NASA.

seis bolsas de investigação para portugueses que queiram estagiar na Agência Espacial Norte-americana (NASA) durante seis meses, na Califórnia. As vagas para os estágios de seis meses, estão abertas a estudantes de mestrado ou doutoramento nas áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharias e Matemáticas, residentes em Portugal.

Em 2016, Portugal assinou um acordo com a NASA que permite que estudantes universitários portugueses possam estagiar na agência espacial norte-americana. Assim, cabe à Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) lançar os concursos e financiar a bolsa de estágio, enquanto a NASA assegura o alojamento.

A bolsa financiada pela FCT inclui um subsídio de viagem de 600 euros, um apoio à instalação de mil euros e um subsídio mensal de 1450 euros para licenciados ou de 1710 para mestres. O visto fica a custo dos candidatos, adianta o Público.

Este ano, segundo o Dinheiro Vivo, as oportunidades de estágio englobam 22 projetos, dos quais os candidatos podem escolher aqueles a que pretendem concorrer. Nas duas primeiras edições, participaram 12 estudantes.

Milton Cordeiro participou na primeira edição, em 2017, quando estava a concluir o doutoramento em Biotecnologia na Universidade Nova de Lisboa. Dado o sucesso do seu estágio, Milton recebeu um convite para continuar a sua colaboração como investigador convidado na agência.

A FCT, organismo que subsidia a investigação em Portugal, coordena ainda programas de estágios tecnológicos na agência espacial europeia ESA, no Observatório Europeu do Sul e na Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear/CERN.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.