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Túnel subaquático de sete mil milhões de euros vai unir a Dinamarca e a Alemanha

Al-Janabi / Flickr

Autoridades na Alemanha autorizaram na sexta-feira a construção de um túnel ferroviário e automóvel de 19 quilómetros que ligará a Alemanha à Dinamarca.

A obra vai ligar a ilha de Lolland dinamarquesa com ilha alemã de Fehmarn, sob o Mar Báltico atravessando o estreito que os separa.

Atualmente, a ilha de Fehmarn está ligada ao continente por estrada, mas o novo túnel vai encurtar o tempo de viagem de comboio ou de carro das cidades alemãs de Hamburgo, Bremen e Hannover para Copenhaga, a capital dinamarquesa, bem como Malmo, Suécia.

Assim, uma vez que o trabalho esteja concluído, a rota ferroviária entre Hamburgo e Copenhaga será reduzido para 3 horas e 15 minutos, em vez dos atuais quase 5 horas necessárias para fazer a mesma viagem.

O projeto será composto por uma rodovia de quatro pistas, juntamente com dois trilhos e custará 8,1 mil milhões de dólares (6,9 mil milhões de euros), com financiamento parcial da União Europeia (UE).

A empresa responsável pelo projeto, Femern A / S, tem 14 dias para rever a aprovação do Ministério dos Transportes do estado alemão de Schleswig-Holstein antes de ser assinado.

“Este é o resultado de vários anos de cooperação entre as partes envolvidas na Dinamarca e na Alemanha”, disse Claus Dynesen, diretor de projetos da Femern A / S, em um comunicado, citado pela agência Reuters.

O projeto de engenharia – que foi apresentado em 2013 e sujeito a duas instâncias de consultas populares sobre o assunto – previa que a obra estivesse pronta em 2024, mas protestos e a oposição de ativistas ambientais alemães adiaram a decisão.

ZAP //

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