A NASA divulgou nesta sexta-feira uma imagem capturada pelo telescópio espacial Hubble de uma estrela longínqua que é maior, mais massiva e até mesmo mais brilhante do que o Sol.
Segundo indica a agência espacial norte-americana, a estrela em questão faz lembrar uma “coroa de Natal feita de luzes brilhantes”.
Na verdade, os brilhantes redemoinhos fotografados pelo telescópio Hubble são resultado da poeira iluminada pela RS Puppis, a grande estrela no centro da imagem, que é 200 vezes maior e 10 vezes mais massiva que o Sol.
A RS Puppis, que se localiza a uma distância de 6.500 anos-luz do nosso planeta, brilha e escurece ritmicamente em ciclos de seis semanas. É uma das mais brilhantes entre as chamadas “estrelas variáveis Cefeidas”. O seu brilho médio é 15.000 vezes maior que a luminosidade do Sol.
A nebulosa pisca no brilho enquanto pulsos de luz da Cefeida se propagam para fora. O Hubble tirou uma série de fotografias de flashes de luz a ondular através da nebulosa num fenómeno conhecido como “eco de luz”.
Embora a luz viaje pelo espaço com rapidez suficiente para abranger a lacuna entre a Terra e a Lua em pouco mais de um segundo, a nebulosa é tão grande que a luz refletida pode ser fotografada atravessando a nebulosa, explica a NASA.
ZAP // SputnikNews