“Queria? Já não quer?”. Finalmente, o livro que revela se está ou não correto

Brevemente nas livrarias, o livro Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português, da autoria de Marco Neves, promete desmontar os mitos que foram construídos em redor da língua portuguesa.

Não, este não é só mais um dicionário. É “um dicionário diferente – ao mesmo tempo útil e divertido, é uma homenagem à língua portuguesa, tal como ela existe nas mãos de quem escreve e nos lábios de quem fala“.

Chama-se Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português e quer destruir os estigmas de utilizar algumas expressões da língua portuguesa que nos dizem estarem erradas. O autor, Marco Neves, pretende defender “com unhas e dentes” a beleza da língua portuguesa em todos os seus estratos sociais.

Segundo o comunicado da editora Guerra e Paz, este é “um livro para todas as mentes curiosas que gostam de olhar com prazer e atenção para a língua que falam. Tenha-o sempre à mão e esclareça dúvidas sobre o uso de certas expressões e as situações em que são ou não adequadas.

O autor propõe-se a desvendar na sua obra se podemos, de facto, utilizar expressões correntes da língua portuguesa que já se tornaram um hábito, mas que nos dizem que não estão corretas.

É o caso de «amigo meu», «beijinhos grandes», «fazer a barba», «bicho-carpinteiro», «mal e porcamente», «copo de água», «saudades tuas», ou mesmo o popular «queria um copo de água? Já não quer?». Será que estão corretas? Marco Neves defende que sim.

O livro estará disponível nas bancas, e no site da Guerra e Paz, a partir do dia 20 de Novembro, próxima terça-feira.

Guerra e Paz

Dicionário de Erros Falsos e Mitos do Português

No mesmo dia, Marco Neves apresenta a obra na livraria Bertrand do centro comercial Picoas Plaza, em Lisboa. O lançamento está marcado para as 18h30 e contará com a apresentação do escritor Fernando Venâncio.

Marco Neves nasceu em Peniche e vive actualmente na cidade de Lisboa. Considera-se o homem dos sete ofícios, todos virados para as línguas: tradutor, revisor, professor, leitor, conversador e autor e pai contador de histórias. É professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e director do escritório da Eurologos em Lisboa.

Já publicou os livros Doze Segredos da Língua Portuguesa, A Incrível História Secreta da Língua Portuguesa, A Baleia que Engoliu Um Espanhol e José Cardoso Pires e o Leitor Desassossegado.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.