O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos anunciou a detenção de 14 pessoas e o desmantelamento da maior rede de exploração infantil na Internet da História do país.
O responsável do Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos (DHS, na sigla inglesa), Jeh Johnson, acompanhado por representantes da Secretaria da Imigração e Alfândega (ICE), do Serviço de Inspeção Postal e da Procuradoria do Distrito Leste de Luisiana, revelou em conferência de imprensa que a operação envolveu pelo menos 251 crianças, de pelo menos seis países distintos, e 39 Estados norte-americanos.
Dos 14 detidos, 11 são acusados de gerir o site de pornografia infantil, que contava com mais de 27 mil subscritores, segundo noticia a agência Efe.
De acordo com as autoridades, alguns dos suspeitos, que se faziam passar por mulheres nas suas conversas online, prometiam aos possíveis clientes pô-los em contacto ou conseguir marcar encontros com crianças entre os três e os 17 anos de idade.
A maioria das 251 vítimas envolvidas, que foram identificadas e contactadas pelas autoridades, tinham entre os 13 e os 15 anos, e quase todas eram do sexo masculino.
Entre elas, 23 são oriundas da Austrália, Bélgica, Canadá, Nova Zelândia e Reino Unido.
“Nunca antes na história desta agência identificámos e localizámos esta quantidade de vítimas menores de idade no decurso de uma única investigação”, salientou Daniel Ragsdale, diretor adjunto do ICE.
/Lusa