O Millennium BCP, habitual parceiro financeiro do Sporting, vai deixar de emprestar dinheiro a clubes de futebol. Uma alteração que foi inscrita no Regulamento Interno do Banco, recentemente actualizado.
Um dado apurado pelo jornal Público que refere que esta mudança na “política” do BCP é justificada com “o risco” envolvido no empréstimo de dinheiro a clubes de futebol, mas também por ser uma área que está fora da sua actividade estratégica.
Esta viragem surge na sequência das recomendações das entidades europeias, após o BCP ter precisado de três mil milhões de euros de fundos públicos, em 2012, através da ajuda da “troika”. O alerta surgiu então para que o Banco não aumentasse a sua exposição aos clubes de futebol.
O BCP tem sido o mais importante parceiro do Sporting, nos últimos anos, e esta alteração surge numa altura em que o clube de Alvalade enfrenta uma crise com consequências financeiras.
O Público atesta que o Sporting tem uma dívida global de 220 milhões de euros ao BCP, relativos a Valores Mobiliários Obrigatoriamente Convertíveis (VMOC) e a empréstimos.
Aleluia até que enfim que fez-se LUZ. *e q dinheiro p/ clubes não tem fundo. Nunca mais o vêm, põem é os portugueses a pagar a estes gatunos…