Funcionários da Apple trabalham agora de pé. “Sentar é o novo cancro”

6

Quase tudo o que acontece dentro do Apple Park é altamente secreto. Mas, desta vez, o CEO da empresa, Tim Cook, revelou um novo detalhe sobre o ambiente de trabalho: todos receberam uma mesa alta, que permite trabalhar em pé.

“Demos a todos os nossos funcionários mesas de pé. Se conseguirmos ficar de pé por um pouco e, só depois nos sentarmos, será muito melhor para o nosso estilo de vida“, revelou Cook numa entrevista David M. Rubenstein do The Carlyle Group.

Durante a entrevista, publicada na passada quarta-feira, Cook encorajou o bilionário financeiro a acompanhá-lo nesta iniciativa – como se fosse uma característica importante do Apple Watch. Tim Cook já citou médicos que afirmam que “sentar é o novo cancro”, de acordo com o Business Insider.

“Na nossa empresa temos muitas pessoas que usam o Apple Watch e, dez minutos antes da hora de saída, repentinamente todos começaram a levantar-se e a mexer-se. Demorou um pouco até se acostumarem, mas é ótimo”, disse o CEO numa conferência da Goldman Sachs em 2015.

Novidades no Apple Park

A possibilidade de usar secretárias em pé é apenas um de muitos privilégios que os afortunados empregados da Apple têm dentro da nova sede da empresa que, segundo rumores, terá custado mais de 5 mil milhões para ser construída.

O Apple Park foi construído de forma a misturar as linhas da larga parte de vidro, conhecida como “nave espacial” ou edifício “em anel”, e o campus cuidadosamente ajardinado na parte exterior.

O campus está repleto de árvores de fruto que são depois aproveitadas pelos refeitórios “Caffe Macs” para preparar os almoços e jantares. Há também um enorme ginásio e um serviço de transporte para levar os trabalhadores para os escritórios satélite e para a antiga sede da empresa – localizada a 10 minutos de carro.

Sem falar dos móveis da Apple Park, que foram cuidadosamente selecionados à mão. Aqui estão algumas das peças conhecidas: além da mesa de pé, os trabalhadores recebem cadeiras de mesa construídas pela Vitra, que custam cerca de 1.200 dólares; as áreas comuns e os cafés têm cadeiras projetadas por Nauto Fukasawa, no valor de 2.500 dólares. Muitas das mesas são longas placas de carvalho, que são também personalizáveis.

A gigante americana não respondeu às questões colocadas pelo Business Insider sobre o modelo específico utilizado nas mesas de pé utilizadas. Fotos dos interiores publicadas no Wall Street Journal não revelam quaisquer secretárias.

Uma das razões para justificar o investimento tão elevado da empresa no novo edifício é ajudar a recrutar novos desenvolvedores de software e tecnologia – que são extremamente bem pagos e têm outras ofertas de emprego -, mas que podem preferir trabalhar num belo e arquitetónico espaço de trabalho.

Cook e a Apple parecem satisfeitos com o Apple Park. “Steve tinha a visão que o espaço de trabalho deve facilitar o trabalho entre as pessoas. Tendo estes espaços comuns – onde as pessoas podem trabalhar juntas ou encontrar-se sem ter planeado fazê-lo -, o nível de ideias, criatividade e inovação que poderiam surgir daí …. seria fenomenal”, disse Cook na entrevista, acrescentando que a Apple “já vai observando” este processo.

ZAP //

6 Comments

  1. Não é caso inédito. A 1 km da minha casa um empresa de confeções comprou máquinas de costura para as funcionárias trabalharem de pé. Apoiavam o peso do corpo numa só perna pois um dos pés tem que estar sempre no pedal. Não sei se foi coincidência mas fechou…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.