/

Descoberta escultura com 2.800 anos que pode representar rei bíblico

(dr) Gabi Laron

Foi descoberta uma escultura minúscula, minuciosamente esculpida, no norte de Israel. A escultura, com mais de 2.800 anos, pode representar a cabeça de um rei bíblico.

Mario Tobia, um estudante de engenharia de Jerusalém, descobriu uma escultura no verão passado, num grande edifício no ponto mais alto da cidade de Abel Beth Maacah, mencionada várias vezes na Bíblia Hebraica.

A cabeça tem 5,1 por 5,6 centímetros de tamanho e já foi parte de uma pequena estatueta com cerca de 25 centímetros de altura, afirmaram os arqueólogos.

“Apesar da aparência minúscula e inócua da cabeça, esta escultura proporciona-nos uma oportunidade única de olhar nos olhos de uma pessoa famosa no passado, um passado consagrado no Livro de Eras (a Bíblia Hebraica)”, afirmou Robert Mullins, responsável pelas escavações da cidade antiga, em comunicado.

Mas quem é o homem com uma expressão séria e cabelos longos? A qualidade do detalhe e o facto de a escultura ter sido encontrada num edifício no pico da cidade indicam que a escultura representa uma pessoa pertencente à elite. “Supomos que seja um rei, mas não temos forma de o provar”, disse Mullins.

A datação por radiocarbono de material orgânico encontrada no mesmo edifício sugere que o objeto foi construído por volta de 902-806 a.C.. Dado este longo período de tempo, a escultura poderia representar vários reis – tendo ainda em conta que Abel Beth Maacah mudou de rei várias vezes durante este período de tempo.

Ainda assim, Mullins aponta três hipóteses: o rei Acabe de Israel, o rei Hazael de Aram-Damasco e o rei Etbaal de Tiro (embora haja muitos outros candidatos).

As escavações no edifício onde a escultura foi encontrada vão continuar durante este verão. Os arqueólogos esperam encontrar mais informações que possam ajudar a determinar quem representa esta escultura em miniatura.

As escavações em Abel Beth Maacah são realizadas pela Universidade Azusa Pacific e pela Universidade Hebraica de Jerusalém. Os outros dois responsáveis são Naama Yahalom-Mack e Nava Panitz-Cohen, ambos investigadores da Universidade Hebraica de Jerusalém.

A escultura em miniatura está em exposição no Museu de Israel, em Jerusalém. Os cientistas vão publicar um artigo sobre a descoberta ainda este mês, na revista Near Eastern Archaeology.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.