Fotógrafo californiano transforma as chamas em arte

Chama-se Jeff Frost, tem 39 anos e é fotógrafo residente perto da cidade de Los Angeles, no estado da Califórnia, uma das regiões americanas mais afetadas pelas chamas há várias décadas.

Há quatro anos que Jeff tem vindo a registar o poder de destruição dos incêndios que surgem à sua volta, através de imagens e gravações em time-lapse. Treina juntamente com os bombeiros e, munido com a sua máquina fotográfica e um gerador, passou a estar onde o fogo estivesse.

A ideia é alertar para o tema do aquecimento global através da arte visual. Desta forma, o fotógrafo e cineasta deu inicio a um projeto que intitulou de “California on fire“, um documentário que relata estes impiedosos fenómenos de modo artístico.

Como o artista revelou à revista Time, o conceito deste trabalho foca-se em analisar os incêndios em cinco fases: negação, raiva, negociação, depresão e aceitação. Frost parte das causas, explorando o papel do homem e do aquecimento global, arrastando-se até aos cenários ulteriores de completa devastação.

(dr) Jeff Frost

Valley Fire, Middletown – Estrutura a arder, por Jeff Frost

A intenção é mostrar os efeitos das mudanças climáticas agora, não apenas no futuro”, disse à Time. Através deste trabalho, o fotógrafo pretende demonstrar como as consequências provenientes dos incêndios são bem reais.

Frost fotografou também alguns metais derretidos devido à intensidade dos fogos, bem como outros detalhes, sempre com a intenção de mostrar a brutalidade com que se processa um fogo.

Ao todo, o fotógrafo já conta com mais de 300 mil fotografias e 500 vídeos em time-lapse, material esse que irá ser utilizado no seu documentário, com estreia prevista para o início de 2018. Pode acompanhar o seu trabalho no site jeff-frost.com e no Instagram @frostjeff.

(dr) Jeff Frost

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.