Um novo estudo acaba de renovar a esperança para todos os calvos, carecas, e jovens que estão a começar a perder os cabelos.
Cientistas da Universidade da Califórnia encontraram duas drogas experimentais, a RCGD423 e UK5099, que conseguiram fazer crescer cabelos. Foram testadas em cobaias, que recuperaram a capacidade de crescimento de pelos no corpo – o que aconteceu porque os fármacos conseguem activar as células dormentes dos folículos capilares.
Ao contrário do que acontece nos restantes órgãos e tecidos, nos quais as células estão em actividade constante, as células dos cabelos só são activadas quando necessário. Elas escolhem “o momento certo para trabalhar”, e é apenas durante esse período que o cabelo de facto cresce.
Ter problemas nesse mecanismo do ciclo capilar prejudica a renovação dos cabelos, e faz com que a pessoa fique careca. Ao fim de alguns anos, o corpo deixa de conseguir activar as células responsáveis por repor o volume capilar.
Após um novo estudo, publicado a semana passada na revista Cell Biology, uma equipa de cientistas da Universidade da Califórnia descobriu que o metabolismo destas células estaminais funciona de uma forma especial, diferente da que acontece em outras células da pele.
Quando nos alimentamos, a digestão “parte” os alimentos em partículas menores, que podem ser absorvidas pelas células, entre as quais a principal é a glicose, da qual as células retiram a energia que usam para crescer e se multiplicar.
Após produzir glicose, as células estaminais que estão nos folículos capilares podem por vezes gerar um subproduto – como se fosse um dejecto resultante do processo.
A substância, chamada ácido pirúvico, pode seguir dois caminhos: ou volta para a mitocôndria da célula, onde também se transforma em energia, ou se transforma em outro subproduto, o famoso ácido lático que as células musculares produzem quando se passa tempo demais a fazer exercício ou desporto.
Os cientistas resolveram então testar num grupo de cobaias a hipótese de que seja o ácido láctico a coordenar o processo. O primeiro passo foi bloquear a produção de ácido láctico nas células de alguns dos animais.
A mudança impediu a activação das células estaminais capilares, e o crescimento do pelo dos roedores – sinal de que efectivamente é o ácido láctico que coordena a função.
Isso foi comprovado em um outra experiência. Cobaias geneticamente modificadas para produzir mais ácido láctico, mantiveram as células capilares mais activas – como se esperava – e o crescimento de pelos mais constante.
Depois de desvendar todo o mecanismo, o desafio era encontrar um fármaco que tivesse o mesmo efeito. Os cientistas tiveram sucesso com dois deles: o RCGD423 e UK5099, que resolvem o problema de formas diferentes.
Enquanto o primeiro se foca em aumentar a produção de ácido lático, o segundo dá uma volta maior, bloqueando a entrada de piruvato nas mitocôndrias e forçando a célula a produzir a substância sozinha.
Apesar de ainda não terem sido testados em humanos, espera-se agora que estes fármacos sejam usados no futuro em medicamentos para tratamento de calvície ou alopecia – nome dado à perda de cabelo por envelhecimento ou factores como o stress, desequilíbrio hormonal e quimioterapia.
Tragam lá disso para eu recuperar a minha velha cabeleira heavy metal.
Essa fórmula vem logo pro Brasil nao aguento mais ser careca.
pode dizer-se que você tá careca de saber que isto é tudo treta.
Não isso não é treta . é verdade ou você não acredita na ciência .na mente humana .há tanta sabedoria que a nossa vãn filosofia não consegue imaginar .isso é preceitos do arquiteto do universo .ser supremo que nos chamamos de Deus .o que se torna nada impossível .
A utilização dos chamados “pontos finais” tem regras na língua portuguesa/brasileira.
Sera q esse remedio vai demora ainda pra ser finalizado. Estou louco pra acabar com essa careca.
Provalvelmente deve demorar um pouco não começaram nem os testes em humanos , será que seria o fim da calvicie ? bem que podia dar certo logo, pra acabar com esses médicos que cobram rios de dinheiro em um implante capilar que nem fica tão bom.
Estou careca de saber que isso nunca tem futuro. Nunca chega por aqui
Tem muita historinha a respeito da cura da calvície , efetivamente nada de concreto , eu acho que a cura está muito longe ainda .
Sabe de nada inocente… Cala a boca
Que vem logo este tratamento,q eu estou desesperada p cura minhas alopecias
Vão querer encher os cientistas de dinheiro para não sair do papel.
Mais uma manobra dos laboratórios
Além desse tratamento… Descobri umque nao é imediato mais funciona…. Primeiro é só tomar o colágeno hidrolisado,,,, ele vai para a queda de cabelos…. E depois vc pode usa o minoxidil ou aloxidil… Para fazer nascer cabelos….. E por último vc compra monovinA com um shampoo dermatológico e mistura o monvinA com shampoo e depois vc verá o resultado….. Qualquer dúvida só pesquisa a ação de cada um desses produtos… Passei dias pesquisando isso…
O resultado vai começar a aparecer de 30 a 60 dias….
O resultado vai começar a aparecer de 30 a 60 dias….o movinA é encontrado em lojas agroveterinarias…Jesus te ama…..
O tratamento irá ser lançado em 2030.
Serão 12 anos de testes até chegar a prova que não terá efeitos colaterais.
Eu estarei com 55 anos, velho e cansado da calvície mas espero que o preço não seja tão caro mais que um carro usado.
Sou careca e gostaria de saber como funciona o medicamento, e qual a sua real eficácia
Então será melhor contactar a Universidade da Califórnia, porque na caixa de comentários de uma notícia com 2 anos, duvido que alguém consiga ajudar!…