Uma tempestade de neve, inédita em quase meio século na capital japonesa, causou sete mortos e ferimentos em mais de mil pessoas este fim de semana, de acordo com um balanço provisório da estação de televisão pública NHK.
Um manto de neve de 27 centímetros cobria Tóquio no sábado, o maior nevão registado nos últimos 45 anos, de acordo com a agência meteorológica.
De acordo com várias filiais locais da emissora pública NHK, sete pessoas morreram em acidentes devido à neve e pelo menos 1.051 pessoas em todo o país ficaram feridas em quedas ou colisões.
A tempestade de neve atingiu a capital na véspera da eleição do governador, podendo afectar o curso da votação na cidade de 13 milhões de pessoas, estimaram observadores citados pela AFP.
As imediações das assembleias de voto foram limpas para facilitar o acesso a mais de dez milhões de eleitores chamados a eleger o governador da capital.
À medida que a depressão seguiu ao longo da costa norte do Pacífico, a cidade de Sendai acumulou 35 centímetros de neve, o maior registo em 78 anos.
Foram registados 5.300 acidentes em 35 prefeituras afectadas pela queda de neve, de acordo com a mesma fonte.
Mais de 20.000 casas ficaram sem energia na manhã de hoje e 300 voos foram cancelados, depois de no sábado terem sido cancelados 740.
No início do dia de hoje, cerca de 5.000 passageiros permaneciam retidos no Aeroporto Internacional de Tóquio – Narita, devido ao mau estado das estradas que ligam a infra-estrutura à capital, uma distância de cerca de 60 quilómetros.
O tempo estava relativamente normalizado em Tóquio na manhã de hoje, mas mais queda de neve era aguardada no norte do país.
/Lusa