Depois da reabertura de 20 tribunais, que tinham sido encerrados no âmbito da reforma do mapa judiciário, os primeiros dados indicam que nestes espaços ocorreram apenas 11 julgamentos, entre Janeiro e Fevereiro.
Os dados são do Ministério da Justiça e são divulgados pela TSF, que salienta que nestes 20 tribunais, cujas portas reabriram em Janeiro deste ano, houve 11 julgamentos, com a participação de 147 pessoas.
Três destes julgamentos ocorreram em Janeiro e oito em Fevereiro, registando-se ainda 131 acções de Justiça, “sobretudo video-conferências“, atesta a TSF.
A Rádio acrescenta que estes tribunais registaram 1028 assistências por telefone, 2264 atendimentos presenciais e 5624 actos de secretaria através do sistema informático de custas judiciais (SICJ), do Sistema de Informação de identificação Criminal (SICrim) e do Citius, a plataforma informática dos tribunais.
Os 2264 atendimentos presenciais em dois meses nos 20 tribunais representam uma média de 2,5 atendimentos por dia útil por tribunal.
O Ministério da Justiça decretou a 4 de Janeiro de 2017 a reabertura de 20 tribunais, a maioria nos distritos de Vila Real e de Viseu, que tinham sido encerrados no âmbito da reforma do mapa judiciário de 2014.
Que tantos… justificava abrir os tribunais?? Acho que não, mas quem paga é o Ze LORPA não a gentalha politica.