Um tubarão-zebra fêmea engravidou sem ter qualquer contacto com machos durante quatro anos. Este é o primeiro caso de um animal da espécie que mudou de uma reprodução sexuada para assexuada.
O acontecimento, que intrigou os cientistas, ocorreu no aquário Reef HQ, em Queensland, na Austrália e foi divulgado na Scientific Reports.
Em 1999, a fêmea, chamada Leonie, foi colocada no aquário onde conviveu com um macho da mesma espécie durante vários anos. Mas, após ter várias crias, foi separada do companheiro.
No entanto, em abril, o animal pôs três ovos, apesar de não ter tido contacto com um animal do sexo oposto. Este processo é chamado de partenogénese, e é mais comum em plantas e animais invertebrados.
Embora haja alguns tubarões com capacidade de se reproduzirem de forma assexuada, esta é a primeira vez que ocorre numa fêmea que já tinha tido um companheiro.
“Pensamos que podia ter guardado esperma dentro de si, mas quando fizemos testes às crias e comparamos o ADN com o do possível pai, constatamos que tinham apenas as células da Leonie”, destacou a bióloga Christine Dudgeon, da Universidade de Queensland, na Austrália.
Segundo Dudgeon, a falta de um companheiro fez com que Leonie se adaptasse, o que é especialmente importante para a conservação da espécie, que está em risco de extinção.
“Isto tem implicações enormes para a conservação e revela o quão flexível é o sistema reprodutivo do tubarão”, adiantou a cientista.
Christine Dudgeon disse ao The Guardian que, em condições favoráveis, é normal que os tubarões-zebra coloquem ovos na ausência de um macho, mas sem embriões.
Os cientistas pretendem observar se as crias de Leonie também conseguirão reproduzir de forma assexuada – um processo que tem como desvantagem a redução da diversidade genética ao longo das gerações.
O tratador já negou ter algo a ver com isso.
Foi o jardineiro.
Melhor será investigar bem o caso pois possivelmente poderá ter sido alguém que se ocupa do animal pois anda por aí uma mania nos humanos de que sexo já serve de toda a maneira e feitio.
O que o Vasco refere chama-se; Bestialismo.
Compreendo que tenha escrito o seu comentário com sarcasmo, talvez? Mas não brinque com assuntos sérios.
Peço desculpa à Zap por deixar aqui neste comentário um link de outro “jornal”.
http://www.abc10.com/news/local/stockton/abused-stockton-dogs-believed-to-be-rented-for-sex/357653007 . Quem quiser que leia e imagine os horrores…
Evolução é isto, há de chegar o momento das mulheres!
Só demonstra entre coisas que a ignorância dos humanos “assassinos” é ainda imensa.