O nadador norte-americano Michael Phelps, de 31 anos. despediu-se dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, e deu por terminada a sua apoteótica carreira. E não podia tê-lo feito de outra forma se não conquistando novamente o ouro.
Foi a quinta vez que o nadador americano subiu no degrau mais alto do pódio somente nesta edição do evento desportivo.
Na carreira, foram 23 medalhas douradas num total de 28 medalhas, alcançadas entre provas individuais e coletivas, e nada menos do que 37 recordes mundiais.
Phelps conquistou tudo o que havia para conquistar, e antes de “iniciar um novo capítulo” na sua vida, o fenomenal nadador não conseguiu conter as lágrimas no momento de abandonar a piscina.
Ansioso por poder dedicar mais tempo à família, o nadador – que foi pai de Boomer há pouco mais de dois meses – irá casar com a namorada, Nicole Johnson, no próximo mês de outubro.
Phelps não esquece o sucesso que alcançou, mas ressalva que não terá saudades das pistas.
“Encerrei a minha carreira à minha maneira!”, diz Michael Phelps.
“E vê-los na bancada só me dá mais vontade de deixar tudo isto, seguir de outra forma, dedicar-me a outras coisas que ganharam importância nestes últimos anos”, justifica aquele que é o melhor (e maior) atleta de natação de sempre.
Michael Phelps se estreou nos Jogos Olímpicos em Atenas-2004, onde conquistou seis ouros e dois bronzes. Em Pequim-2008, venceu todas as oito provas que disputou. Em Londres-2012, foram quatro ouros e duas pratas.
Um percurso notável, que não será esquecido.
Para a história, as 28 medalhas olímpicas de Michael “Tubarão” Phelps:
ATENAS 2004
|
PEQUIM 2008
|
LONDRES 2012
|
RIO 2016
|
ZAP / Move
Rio 2016
-
5 Setembro, 2017 Brasil abre inquérito por corrupção nos Jogos Olímpicos 2016
-
16 Setembro, 2016 José Macedo conquista mais uma medalha de bronze no boccia
-
12 Setembro, 2016 Mais uma medalha: Portugal conquista bronze na boccia