É o segundo caso de um negro baleado pela polícia nos Estados Unidos esta semana, o que está a fazer reacender a tensão racial no país.
Depois de Alton Sterling, um vendedor de CDs do Louisiana, ter sido morto à porta de uma loja de conveniência, um homem no Minnesota foi abatido esta quarta-feira dentro do seu próprio carro.
Desta vez, a vítima foi Philando Castile, de 32 anos, após ter sido parado por um agente, na cidade de Falcon Heights. Através do Facebook, a namorada difundiu em direto os últimos minutos de vida do companheiro.
No vídeo, a namorada explica que Castile tinha informado o agente que tinha uma arma e, quando estava precisamente a procurar os documentos da licença de porte de arma, foi baleado pela polícia.
Nas mesmas imagens pode ver-se ainda o afro-americano com vida, com a roupa ensanguentada, enquanto o polícia grita para que mantenham os braços no ar.
Também estava uma criança na parte de trás da viatura, alegadamente a sua filha.
Foi aberta uma investigação para apurar o caso, que já é o segundo esta semana e está a reacender o debate sobre o racismo entre as forças de segurança norte-americanas.
ZAP / ABr