Investigadores da Universidade de Lund, na Suécia, fizeram uma simulação computorizada que mostra a possibilidade de o Planeta 9 ser um exoplaneta, o primeiro a ser descoberto no nosso Sistema Solar.
Um exoplaneta, por definição, representa um planeta localizado fora do nosso Sistema Solar mas agora, graças aos investigadores da Universidade de Lund, é possível que essa definição não seja mais viável.
A teoria dos astrónomos suecos é que o Sol, há cerca de 4,5 mil milhões de anos, roubou o Planeta 9 da sua estrela original para o nosso Sistema Solar.
“É quase irónico saber que os astrónomos encontram exoplanetas, geralmente a centenas de anos-luz de distância noutros sistemas solares, e provavelmente existe um escondido no nosso próprio quintal”, comenta o astrónomo Alexander Mustill.
Mas como pode isso ter acontecido? Basicamente, as estrelas formam-se em aglomerados e cruzam-se próximas umas das outras com frequência. É nesses encontros que uma estrela pode “roubar” um ou mais planetas que orbitam outra.
Segundo a simulação computorizada dos investigadores suecos, foi esse o fenómeno que terá provocado o “roubo” do Planeta 9.
“O Planeta 9 pode ter sido ‘empurrado’ por outros planetas e, quando acabou numa órbita muito distante da sua própria estrela, o nosso Sol pode ter aproveitado a oportunidade para roubar e capturar o Planeta 9 da sua estrela original”.
“Quando, mais tarde, o Sol se separou do aglomerado estelar em que foi formado, o Planeta 9 estava preso numa órbita em torno dele”, explica Mustill.
Ainda será necessária mais investigação antes de ter a certeza que o Planeta 9 é o primeiro exoplaneta no nosso Sistema Solar. Porém, caso a teoria esteja correta, o astrónomo acredita que vai ser um grande passo para perceber o Sol e a Terra.
“Ainda não existe uma imagem do Planeta 9, nem mesmo um único ponto de luz. Não sabemos se é feito de rochas, gelo ou gás. Tudo o que sabemos é que a sua massa é provavelmente cerca de dez vezes a massa da Terra“.
“Este será o único exoplaneta que nós, de forma realística, poderemos alcançar através da utilização de sondas espaciais”, conta.
ZAP / Hypescience
Como é que o nosso planeta não há-de estar infestado de ladrões se já há milhares de milhões de anos os próprios planetas se roubavam uns aos outros!