O Facebook anunciou que vai apostar na criação de bots, aplicações e assistentes digitais que podem interagir com os utilizadores de forma natural.
Um dos grandes anúncios do Facebook na conferência desta terça-feira no F8 foi a inclusão de bots de conversações no Messenger, dispondo também de uma plataforma própria para que os programadores sejam capazes de as desenvolver mais facilmente.
Depois da Microsoft nos ter mostrado os seus planos para um futuro cheio de bots, é a vez do Facebook, com o Facebook Messenger e o WhatsApp a lidarem com 60 mil milhões de mensagens por dia, a reforçar esta tendência, apostando nas apps de mensagens como plataformas para serviços adicionais – à semelhança do que já é feito na China.
A ideia passa por facilitar a criação de apps e assistentes digitais que podem interagir com os utilizadores de forma natural, de modo a que se possa utilizar a o serviço de mensagens para fazer muito mais do que comunicar com os amigos.
Assim, em vez de se telefonar para um serviço para fazer algo como uma reserva num hotel ou restaurante, ou ter que saltar até ao seu site ou app específica, bastará “falar” com o chat bot respectivo, para tratar de tudo sem ter que sair da app de mensagens.
A aposta tem sucesso garantido, embora também já esteja a ser vista como o “fim dos call centers” – o que, no entanto, não deve acontecer a curto prazo, sendo mais provável que estes serviços migrem para soluções híbridas, onde os assistentes digitais poderão tratar de todos os casos mais genéricos e simples, deixando que os operadores humanos tratem apenas com as excepções que escapam às capacidades dos chat bots.