90% das pessoas tira macacos do nariz (e isso é muito mau)

O popular gesto de “tirar macacos do nariz” provavelmente não lhe vai causar a morte – mas também não é exactamente um hábito saudável.

O costume não só é nojento, como pode estar a abrir a porta a bactérias perigosas – que querem chamar “lar doce lar” ao seu nariz.

Num vídeo publicado no canal de YouTube do Tech Insider, o Dr. Erich Voigt, otorrinolaringologista da Universidade de Nova Iorque, explica o que acontece no interior do nariz enquanto estamos a “fazer a limpeza ao salão”.

À medida que remexemos o seu interior, as nossas unhas causam pequenos arranhões na cavidade nasal. Essas feridas sangram, e o sangue torna-se alimento para todos os germes que lá vivem.

Um estudo da Universidade de Cambridge sugere que as pessoas que não largam o seu nariz são significativamente mais propensos a ter Staphylococcus aureus nos seus corpos.

O famigerado Staphylococcus aureus é a causa comum de infecções de pele (como abcessos), infecções respiratórias como a sinusite, e intoxicações alimentares.

Obviamente, muita gente mete o dedo no nariz e está bem de saúde, obrigado.

Na realidade, um estudo, publicado há já alguns anos no Journal of Clinical Psychiatry, constatou que 90% das pessoas limpavam o salão regularmente.

Tirar os macacos do nariz raramente é a causa de todos os problemas graves em indivíduos saudáveis, mas pode ser um problema para quem tiver um sistema imunológico mais fraco.

Além disso, mesmo nas pessoas saudáveis, quanto menos Staphylococcus aureus andarem à boleia do nosso corpo, melhor.

Em conclusão, se não consegue parar de limpar o nariz, bem vindo ao clube (de quase todos nós).

Mas experimente de vez em quando assoar o nariz – ou usar um lenço de papel em vez dos dedos.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Não vejo mal nenhum em meter os dedos no nariz. É apenas um problema social tal como comer comida com as mãos em vez de talheres. Com as unhas bem aparadas, fazer limpeza de vez em quando parece-me boa ideia. É até mais desconfortável meter lenços ásperos no nariz.

    Agora, meter dedos no nariz e depois ir à boca….isso aí já é outra conversa!!

  2. O Staphylococcus aureus faz parte da flora bateriana normal, na pele e nas mucosas. As versões multi-resistentes, que se apanham nos hospitais quando se está com as defesas em baixo, são uma história totalmente diferente e não deviam estar aqui a misturar alhos com bugalhos.

    Aliás, a flora bacteriana normal é uma das principais barreiras protectoras contra patogénios. Por isso, incutir a ideia «mesmo nas pessoas saudáveis, quanto menos Staphylococcus aureus andarem à boleia do nosso corpo, melhor» é um disparate inadmissível.

    Pode é proibir-se a uma pessoa nos cuidados intensivos de remexer no nariz, mas melhor ainda seria preventivamente ajudá-la a “manter o salão limpo”.

  3. Nos últimos 100 anos grande parte da humanidade rompeu ligações com uma série de parasitas ESSENCIAIS para o bom funcionamento do nosso corpo, e novas doenças, por exemplo respiratórias e do intestino, surgiram. A simbiose entre humanos e muitas espécies de micro-organismos é importante, e levar os dedos ao nariz é uma forma de transporte desses organismos. Higiene a mais MATA! Só devemos quebrar ligações com o ambiente quando estamos debilitados em termos imunitários. Caso contrário, é deixar as crianças brincar na terra, lamber os dedos enquanto comem, e meter dedos no nariz. Somos seres da Terra, e só vivemos bem acompanhados…

RESPONDER

Madonna cancelou concerto em Lisboa porque precisava de "descansar"

A artista cancelou o concerto deste domingo, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, o quinto de oito consecutivos na capital portuguesa, porque precisava de "descansar". "Lamentamos informar que Madonna não poderá atuar esta noite. O concerto …

Barcelona atento ao prodígio Joelson Fernandes

O jovem prodígio dos leões, que pelo segundo dia está a treinar com a equipa principal, está a ser seguido pelo Barcelona há algum tempo. De acordo com o jornal A Bola, Joelson Fernandes, "prodígio da …

Proprietários impedidos de construir em Tróia processam Estado

O jornal Público escreve esta segunda-feira que alguns proprietários de lotes no loteamento Soltróia, em Tróia, vão avançar com processos contra o Estado. O matutino conta que, poucos meses depois de os investidores comprarem …

China confirma que o coronavírus se transmite entre humanos

O vírus que se manifestou em grandes cidades chinesas é transmissível entre humanos, anunciou, esta segunda-feira, um especialista do Governo chinês em doenças infecciosas. O investigador Zhong Nanshan, especialista em doenças respiratórias da Comissão Nacional de …

Benfica prestes a garantir dois reforços do Boavista

O Benfica está prestes a garantir dois reforços do Boavista. Samu (extremo) e Helton Leite (guarda-redes) são os futebolistas na mira das águias, segundo avança o desportivo O Jogo. O jornal, que avança a notícia …

Ucrânia insiste na entrega das caixas negras do avião abatido pelo Irão

Kiev vai insistir para que Teerão lhe entregue as caixas negras do avião abatido pelo Irão em negociações, esta segunda-feira, com um ministro iraniano em visita à Ucrânia. O ministro dos Transportes iraniano, Mohammad Eslami, chegou …

Mota Soares. CDS tem de dialogar preferencialmente com o PSD

Pedro Mota Soares acredita que é do melhor interesse do CDS estabelecer diálogo com o PSD. Além disso, considera que o partido não deve permitir que seja eleito um Chefe de Estado mais à esquerda.  O …

Sporting chega a acordo para contratação de Sporar

O Sporting chegou a acordo com os eslovacos do Slovan Bratislava para a contratação do avançado esloveno Andraz Sporar, disse à Lusa fonte oficial dos leões. Andraz Sporar, de 25 anos, vai assinar um contrato até …

Aumentos da Função Pública acima dos 0,3% deverão ser nominais

Os aumentos que estão a ser estudados pelo Governo deverão ser nominais e contemplar as duas categorias remuneratórias mais baixas: os assistentes operacionais e os assistentes técnicos. Na semana passada, a ministra da Modernização do Estado e …

PSD de Loures pede demissão de Marta Temido por causa da não renovação de PPP

O PSD de Loures pediu, este domingo, a demissão da ministra da Saúde, num comunicado em que manifesta "profunda preocupação" com a não renovação da parceria público-privada (PPP) no Hospital Beatriz Ângelo. Para a concelhia do …