90% das pessoas tira macacos do nariz (e isso é muito mau)

O popular gesto de “tirar macacos do nariz” provavelmente não lhe vai causar a morte – mas também não é exactamente um hábito saudável.

O costume não só é nojento, como pode estar a abrir a porta a bactérias perigosas – que querem chamar “lar doce lar” ao seu nariz.

Num vídeo publicado no canal de YouTube do Tech Insider, o Dr. Erich Voigt, otorrinolaringologista da Universidade de Nova Iorque, explica o que acontece no interior do nariz enquanto estamos a “fazer a limpeza ao salão”.

À medida que remexemos o seu interior, as nossas unhas causam pequenos arranhões na cavidade nasal. Essas feridas sangram, e o sangue torna-se alimento para todos os germes que lá vivem.

Um estudo da Universidade de Cambridge sugere que as pessoas que não largam o seu nariz são significativamente mais propensos a ter Staphylococcus aureus nos seus corpos.

O famigerado Staphylococcus aureus é a causa comum de infecções de pele (como abcessos), infecções respiratórias como a sinusite, e intoxicações alimentares.

Obviamente, muita gente mete o dedo no nariz e está bem de saúde, obrigado.

Na realidade, um estudo, publicado há já alguns anos no Journal of Clinical Psychiatry, constatou que 90% das pessoas limpavam o salão regularmente.

Tirar os macacos do nariz raramente é a causa de todos os problemas graves em indivíduos saudáveis, mas pode ser um problema para quem tiver um sistema imunológico mais fraco.

Além disso, mesmo nas pessoas saudáveis, quanto menos Staphylococcus aureus andarem à boleia do nosso corpo, melhor.

Em conclusão, se não consegue parar de limpar o nariz, bem vindo ao clube (de quase todos nós).

Mas experimente de vez em quando assoar o nariz – ou usar um lenço de papel em vez dos dedos.

ZAP / HypeScience

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Não vejo mal nenhum em meter os dedos no nariz. É apenas um problema social tal como comer comida com as mãos em vez de talheres. Com as unhas bem aparadas, fazer limpeza de vez em quando parece-me boa ideia. É até mais desconfortável meter lenços ásperos no nariz.

    Agora, meter dedos no nariz e depois ir à boca….isso aí já é outra conversa!!

  2. O Staphylococcus aureus faz parte da flora bateriana normal, na pele e nas mucosas. As versões multi-resistentes, que se apanham nos hospitais quando se está com as defesas em baixo, são uma história totalmente diferente e não deviam estar aqui a misturar alhos com bugalhos.

    Aliás, a flora bacteriana normal é uma das principais barreiras protectoras contra patogénios. Por isso, incutir a ideia «mesmo nas pessoas saudáveis, quanto menos Staphylococcus aureus andarem à boleia do nosso corpo, melhor» é um disparate inadmissível.

    Pode é proibir-se a uma pessoa nos cuidados intensivos de remexer no nariz, mas melhor ainda seria preventivamente ajudá-la a “manter o salão limpo”.

  3. Nos últimos 100 anos grande parte da humanidade rompeu ligações com uma série de parasitas ESSENCIAIS para o bom funcionamento do nosso corpo, e novas doenças, por exemplo respiratórias e do intestino, surgiram. A simbiose entre humanos e muitas espécies de micro-organismos é importante, e levar os dedos ao nariz é uma forma de transporte desses organismos. Higiene a mais MATA! Só devemos quebrar ligações com o ambiente quando estamos debilitados em termos imunitários. Caso contrário, é deixar as crianças brincar na terra, lamber os dedos enquanto comem, e meter dedos no nariz. Somos seres da Terra, e só vivemos bem acompanhados…

RESPONDER

O cofre da rica mãe, heranças às dúzias e a vida "sem luxos". O que Sócrates disse a Ivo Rosa

Foram cerca de 20 horas de interrogatório no âmbito da Operação Marquês, em que José Sócrates manteve, perante o juiz Ivo Rosa, a versão de que as avultadas quantias de dinheiro que gastou nos últimos …

Associados podem ser chamados a resolver "buraco" do Montepio

Os cerca de 630 mil associados e pensionistas da Associação Mutualista Montepio Geral correm o risco de virem a ser chamados para resolver as perdas da instituição financeira, escreve o jornal Público. De acordo com o …

Bolívia divulga vídeo que sugere que Morales incitou bloqueios à entrada de alimentos

Arturo Murillo, ministro do Governo da Bolívia, divulgou na manhã de quarta-feira um vídeo que sugere que o antigo presidente do país, Evo Morales, incitou os bloqueios à entrada de alimentos que fragiliza o país. Os …

Christine Lagarde foi conselheira de duas empresas sediadas em paraísos fiscais

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu (BCE) desde outubro, foi conselheira de duas filiais da empresa de advocacia Baker & McKenzie (BM) entre 2003 e 2005, ambas sediadas em países considerados à data paraísos …

Provas contra Trump "são claras". "Ele usou o cargo para fins pessoais", diz Nancy Pelosi

A presidente da Câmara dos Representantes e líder da maioria democrata na câmara norte-americana, Nancy Pelosi, declarou na quinta-feira que considera já haver provas suficientes para afirmar que o Presidente deve ser destituído. Contudo, segundo avançou …

Benfica tem seis jogadores de malas feitas. Um deles chegou em julho

Há seis jogadores que poderão estar de saída do emblema da Luz, sendo que um deles, Caio Lucas, chegou em julho ao clube. O agente de Samaris já veio negar a saída do seu cliente. Bruno …

"Poderia juntar-se a Mourinho". Bale criticado por comportamento "infantil"

A atitude do internacional galês Gareth Bale continua a render críticas. Desta vez foi o antigo presidente do Real Madrdi Rámon Calderón, que considerou o comportamento do futebolista infantil. Em causa esta a atitude do …

Norte quer fundos de Bruxelas para ligação ao TGV espanhol

Pela primeira vez, a região norte do país antecipou a lista de prioridades para os fundos europeus, escreve o Jornal de Notícias, que dá conta uma das propostas passa por usar os fundos de Bruxelas …

Falta de médicos leva IPO de Lisboa a adiar consulta de paciente com 90 anos para 2021

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa adiou a consulta de um paciente nonagenário que estava marcada para janeiro de 2020 para o ano seguinte, isto é, para janeiro de 2021 devido à falta …

Eis a Cybertruck, a "pickup" elétrica da Tesla que já tem bilhete para Marte

A Tesla lançou o seu modelo de carrinha "pickup" elétrica, Cybertruck, com uma autonomia máxima de 800 quilómetros. Musk diz que vai haver uma versão especial que será a carrinha oficial de Marte. Após uma longa …