9 lugares extravagantes para se barbear espalhados pelo mundo

Sejamos sinceros: não é preciso ter uma cara barbuda para ser um “homem de barba rija”. Na verdade, com o verão a aproximar-se a passos largos, o calor a apertar e a praia a chamar, talvez seja a altura ideal para se ver livre dessa barba que desenvolveu durante o inverno.

Mas se vai dar cabo de tudo o que arduamente deixou crescer, ao menos torne-o uma ocasião especial.

Em vez de se despedir da sua barba de forma banal no seu apartamento enquanto os vizinhos discutem aos gritos do outro lado da parede, permita que o inspiremos com algumas sugestões do momondo e do AEIOU de locais inesperados à volta do mundo onde pode fazer a barba.

 

1 Turquia

Possivelmente o país mais célebre no que toca a barbearias, as técnicas turcas são imitadas por todo o mundo. Em primeiro lugar, para se fazer a barba à turca é necessário usar uma daquelas lâminas de barbear de aspeto afiado e preocupante.

Se isso não representa perigo suficiente, de seguida passam uma pequena chama ao de leve pelo seu rosto, a qual remove todos aqueles pequenos pelos que a lâmina não conseguiu remover.

Felizmente, no fim tem direito a uma massagem à cabeça, a forma original escolhida pelos barbeiros para lhe mostrar que, apesar de todos os instrumentos de tortura, não lhe desejam mal.

Se estiver em Istambul, o local mais famoso para fazer a barba é o Grand Bazaar, enquanto noutra parte da cidade um barbeiro local far-lhe-á o serviço em troca da sua reciclagem.

Recomendamos que se dirija a sudoeste para o centro da Turquia onde as gloriosas paisagens da Capadócia ajudam a complementar a sensação de rosto recém-barbeado.

 

2 Vietname

O Vietname possui uma longa tradição de barbeiros de rua. Desde o momento em que os colonizadores franceses levaram a moda de manter o cabelo curto no final do século XIX, os vietnamitas mantiveram esta tradição nos cortes de cabelo.

Devido ao clima quente, grande parte do dia-a-dia dos vietnamitas decorre nas ruas – apesar de existirem muitos salões interiores, muitas pessoas gostam de se barbear ou de cortar o cabelo à beira do passeio onde passa uma leve brisa.

3 Inglaterra

Herry Lawford / Flickr

Compartimentos individuais na Trumper’s, para que não se tenha de misturar com os restantes

Compartimentos individuais na Trumper’s, para que não se tenha de misturar com os restantes

Londres, cidade que é um verdadeiro “mar de barbas”, possui bastantes opções no que toca a barbearias, incluindo um salão de Stuart Phillips, o barbeiro que corta regularmente o cabelo ao Sultão de Brunei.

Mas não estamos a apoiar que gaste milhares, portanto se quer ver-se livre da sua barba de forma menos extravagante, vá até ao Trumper’s, onde os armários e cubículos de mogno farão com que sinta que está de volta ao século XIX. Aqui até à escola de barbeiros pode candidatar-se.

Outra opção requintada que deve ter em conta é The Refinery, um local de sofisticação garantida que permanecerá no seu rosto muito depois de ter de lá saído.

Bem, tudo isto é muito bonito. Contudo, o mais famoso cortador de cabelos associado a Londres é Sweeney Todd, o mítico “Terrível Barbeiro de Fleet Street”, que, alegadamente, tinha a sua barbearia/matadouro/fábrica de empadas ao lado da St Dunstan’s Church no início do século XIX.

Se for a Fleet Street para se barbear nos dias de hoje poderá não ser tão perigoso, contudo, espere pagar quantias aterradoras.

Pip R. Lagenta / Flickr

Se a história de Sweeney Todd for verdade, toda a carnificina passou-se aqui… Na “Hen and Chickens Court” em Fleet Street.

Se a história de Sweeney Todd for verdade, toda a carnificina passou-se aqui… Na “Hen and Chickens Court” em Fleet Street.

Ao fugir de toda a decadência e horrores de Londres, em Merseyside encontrará o Gallaghers, um pub em Birkenhead que é, na verdade, uma barbearia.

Um casal adquiriu este pub em estado decrépito no ano de 2010 para montar a sua barbearia, e combinou os dois negócios astutamente tornando-o num local de atração comunitário galardoado. Ninguém se importa com as filas para a cadeira do barbeiro quando se podem encostar ao balcão do bar enquanto esperam.

4 Los Angeles

Riverside Art Museum

Live Psychic Haircutting Event no Riverside Art Museum

Live Psychic Haircutting Event no Riverside Art Museum

A exposição “O Barbeiro Espírita” no Riverside Art Museum terminou perto do fim do mês de Novembro, mas nós sentimos que tínhamos de lhe falar dela na mesma.

Tal como sugere o seu nome, a exposição apresenta barbeiros que usam os seus dons alegadamente espíritas para descortinar os seus pensamentos e depois dar-lhe uma

cabeleira de acordo com as suas visões. Para dizer a verdade, nem temos exatamente a certeza o que significa…

Seja como for, o corte é feito no meio de uma galeria à frente de outros visitantes, por isso a nossa própria visão diz-nos que, se acabar nesta cadeira de barbeiro, talvez seja um pouco exibicionista.

5 Nova Zelândia

Ao fazer a barba, metade das pessoas irão querer aparar também o cabelo por pura preguiça. Já que estão no barbeiro, por que não?

Mas não há cá cortes comuns no My Fathers Barber em Christchurch, onde o barbeiro Matt Brown passa grande parte do seu dia a fazer retratos nos cabelos dos clientes. A sua legião de seguidores levou a que Matt fizesse um tourpelos EUA, para ensinar as suas técnicas.

6 Nova Iorque

Com cerca de nove milhões de habitantes do sexo masculino, há um sem fim de rostos que precisam de ser aparados na cidadedeNovaIorque.

Mas como a vida passa a correr na cidade que nunca dorme, o número de barbearias aumentou exponencialmente e, além disso, estas tornaram-se verdadeiros locais de atração. Os salões John Allan’s oferecem tudo em termos de cortes de cabelo, bem como mesas de bilhar e cerveja.

Caso compre a adesão anual, até irão deixá-lo guardar a sua própria bebida no minibar. Se quiser um bar completo com direito a bartender a fazer cocktails, dirija-se à Martial Vivot e barbeie-se ao lado das celebridades que frequentam esta barbearia ultramoderna.

Contudo, estes lugares nunca se descontrolam demasiado – uma barbearia na Flórida chegou a ser fechada por também ser um clube de strip.

7 África do Sul

David Rosen / Flickr

Podem encontrar-se barbeiros de bairro por todas as comunidades da África do Sul.

Podem encontrar-se barbeiros de bairro por todas as comunidades da África do Sul.

A barbearia mais antiga da Cidade do Cabo abriu há cerca de cem anos atrás e ainda é gerida pela mesma família. Na zona em rápida expansão de Woodstock poderá ver o que é genuinamente retro, onde a Alfreda’s Hairdressers cortará o seu cabelo e barba sem recorrer a lâminas elétricas – tudo isto no meio de uma decoração que remonta há um século atrás.

Eles afirmam conseguir fazer qualquer estilo, por isso poderá fazer um corte moderno no meio de um cenário à antiga. Até poderá apanhar por lá uma equipa de filmagens – a sua autenticidade é popular entre os responsáveis de realização para TV e filmes.

No lado exatamente oposto do espectro, a barbearia Metroman a norte de Johannesburg possui uma caixa multibanco de bitcoins – se quiser até pode segui-la no Twitter. As criptomoedas não são a primeira coisa que as pessoas tendem a associar com os cuidados de beleza masculinos, mas, bem, estamos no século XXI e ele está aqui para nos confundir.

8 Austrália

A Austrália possui um grande entusiasmo no que toca à cultura das barbearias. Existem bastantes barbearias sofisticadas e retro a cortar a torto e a direito desde Darwin até Melbourne – gostamos especialmente da Man Cave Barbershop mesmo a sul de Sydney, sobretudo devido ao seu nome brutalmente honesto (“Barbearia Antro Masculino”).

O concurso “O Melhor Barbeado do Mundo“ decorre todos os anos em março para apoiar a luta contra a leucemia. Perguntamo-nos se poderia arrancar um pouco por todo o mundo da mesma maneira…

 

E finalmente…

9 China, Província de Sichuan

Algumas pessoas barbeiam partes do corpo que não o rosto. Na verdade, pode rapar-se qualquer zona onde cresçam pelos. Contudo, na província de Sichuan, na China, o pelo corporal é posto de parte perante o serviço local de raspagem de globos oculares.

Pegando na mesma lâmina usada para barbear o rosto, alguns barbeiros especializados poderão utilizá-la nos seus olhos por alguns yuan extra.

Aparentemente, a sensação aterradora de limpeza compensa todos os anos passados com pesadelos e em terapia.

AEIOU / Momondo

 

PARTILHAR

RESPONDER

Áustria corrige Trump. Os seus cidadãos não vivem em florestas

O Governo austríaco decidiu corrigir a afirmação do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que afirmou que as pessoas naquele país europeu vivem em "cidades da floresta". Trump referiu recentemente a Áustria e outros países europeu …

UE em rota de colisão com a Polónia. Em causa estão os crimes de ódio

A relação entre a União Europeia e a Polónia está cada vez mais comprometida. As duas partes têm chocado no que toca à discussão dos crimes de ódio. No seu primeiro discurso sobre o estado de …

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …