Com 8 anos e problemas cardíacos, Roxy é a mais jovem de sempre a escalar o Kilimanjaro

A pequena Roxy Getter acabou de se tornar a pessoa mais jovem de sempre a subir o pico do Monte Kilimanjaro.

Roxy, de 8 anos, e o irmão Ben, de 10, tiveram no passado problemas cardíacos, e os pais conversaram com um cardiologista antes da subida ao famoso Monte Kilimanjaro, para se certificar de que não haveria problemas ou riscos para a saúde dos jovens escaladores.

Iniciado o desafio ao Kilimanjaro, na Tanzânia, as duas crianças surpreenderam toda a gente. Segundo dizem os pais, Roxy e Ben nunca se queixaram, ao longo de uma caminhada de 5 dias.

Na verdade, a alegria das duas crianças foi um estímulo para que todos conseguissem superar a caminhada, a uma altitude de 5895 metros acima do nível do mar. Além dos problemas cardíacos de Roxy e Ben, a família tinha ainda uma outra desvantagem: nunca sequer tinham acampado antes!

Embora tivesse o hábito de caminhar activamente quando vivia no Arizona, a família mudou-se recentemente para a Florida, onde o único exercício que poderia ajudá-los a preparar a caminhada na trilha da montanha tanzaniana era… subir escadas.

Conquistar a montanha mais alta da África pode ter sido um esforço extenuante, mas a família diz que tudo valeu a pena. E provavelmente, terá valido à pequena Roxy uma entrada directa no Livro Guinness dos Recordes na categoria “pessoa mais jovem a escalar o Kilimanjaro”… com ou sem problemas cardíacos.

O Monte Kilimanjaro, ou Oldoinyo Oibor, que significa “montanha branca” em Masai, situa-se no norte da Tanzânia, junto à fronteira com o Quénia, e é o ponto mais alto de África, com uma altura de 5 895m no Pico Uhuru.  O antigo vulcão, com o topo coberto de neve, ergue-se no meio de uma planície de savana, oferecendo um espectáculo único.

ZAP // Ciberia

PARTILHAR

RESPONDER

Mais seis mortos e 854 casos de covid-19. Lisboa com 49% das novas infeções

Portugal contabiliza esta quinta-feira mais seis mortos relacionados com a covid-19 e 854 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal …

Novo primeiro-ministro belga nomeado após 16 meses de crise política

O atual ministro das Finanças da Bélgica, Alexander de Croo, toma posse esta quinta-feira como primeiro-ministro, depois de ter sido na quarta-feira formalmente nomeado para o cargo, pondo fim a uma longa maratona de 16 …

Cortes de água, luz, gás e telecomunicações regressam esta quinta-feira

A partir desta quinta-feira, regressam os cortes de água, eletricidade, gás natural e telecomunicações para todos os consumidores em situação de desemprego, com uma quebra de rendimentos de, pelo menos, 20% ou que estejam infetados …

Moderna contradiz Trump. Não haverá vacina até às eleições

O diretor-executivo da farmacêutica Moderna Therapeutics, que está a desenvolver uma das mais avançadas vacinas para a covid-19, disse que esta não estará pronta até às eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em declarações ao jornal Financial …

Brigadas dos lares arrancam com menos profissionais do que o previsto

As Brigadas de intervenção Rápida para os lares atingidos por surtos de covid-19 arrancam esta quinta-feira - mas há menos enfermeiros e cuidadores do que o previsto. Em declarações à Renascença, o presidente do Instituto da …

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …