6 membros do Estado Islâmico detidos em Espanha, Alemanha e Reino Unido

Seis presumíveis membros de uma célula do grupo extremista Estado Islâmico foram detidos esta quarta-feira em Espanha, Alemanha e Reino Unido, anunciou o Ministério do Interior espanhol.

Em comunicado, o Ministério indicou que a célula tinha ramificações internacionais e elaborava e difundia material audiovisual radical, e organizava reuniões semanais clandestinas para determinar a vontade de jovens que se identificavam com os seus ideais e conseguir que viajassem para zonas de conflito.

Os detidos – quatro em Palma de Maiorca, Espanha, que seria a sede da célula, um na Alemanha e outro no Reino Unido – justificavam e enalteciam a ‘jihad’ violenta, apoiando publicamente atos suicidas semelhantes aos perpetrados na Europa.

A investigação foi iniciada em 2015, quando foram detetados, numa página na Internet, uma série de vídeos que mostravam o processo de doutrinamento, recrutamento e viagem para a Síria de um jovem muçulmano residente em Espanha.

Como promotor das filmagens foi identificado um imã salafista – movimento ortodoxo ultraconservador do islamismo -, detido agora no Reino Unido e investigado por vários países europeus, escreveu a agência noticiosa espanhola EFE.

Este homem tinha viajado naquela altura para Palma de Maiorca e começou a dinamizar um grupo, formado pelos outros detidos, para exercer funções de captação, doutrinamento e radicalização a favor do Daesh, tendo-se convertido desde então no líder espiritual.

O predicador salafista, cujo discurso público era conhecido pelos serviços secretos e policiais europeus, dedicou-se, numa vertente mais privada, ao recrutamento de combatentes e angariação de fundos para a Síria.

As medidas de segurança que adotava e as constantes mudanças de residência dificultavam a detenção.

O homem detido na Alemanha tinha também como referente espiritual e ideológico o imã salafista, além de que mantinha contacto direto com os restantes suspeitos e participou nos vídeos propagandísticos elaborados pelo grupo.

Tanto na Alemanha como no Reino Unido foram realizadas buscas relacionadas com esta operação antiterrorista a pedido das autoridades espanholas.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.