Mais de 41 mil idosos vivem sozinhos ou isolados em Portugal

A Guarda Nacional Republicana (GNR) sinalizou 41.868 idosos a viverem sozinhos ou isolados em todo o país em outubro no âmbito da operação “Censos Sénior”, anunciou esta segunda-feira a guarda.

Em comunicado, a GNR adiantou ter reportado 215 situações de maiores vulnerabilidades às entidades competentes, sobretudo de apoio social, noticiou a agência Lusa. Outros 4.274 idosos receberam apoio de outras instituições, não especificadas pela guarda.

De acordo com os dados, o maior número de idosos identificados a viver sozinhos ou isolados foi no distrito de Vila Real (4.736), seguido da Guarda (4.183), Faro (3.272), Viseu (3.201), Portalegre (3.147) e Bragança (3.142). Em Lisboa foram identificados 626 idosos a viver sozinhos ou isolados e no Porto 1.026.

Na operação “Censos Sénior 2019”, realizada durante todo o mês de outubro, a GNR sinalizou idosos que vivem sozinhos e/ou isolados ou em situação de vulnerabilidade devido à sua condição física, psicológica ou outra que possa colocar a sua segurança em causa.

Durante a operação, os militares privilegiaram o contacto pessoal e a realização de ações em sala, para sensibilizarem este público-alvo para que não adotem comportamentos de risco, evitando que se tornem vítimas de crimes, como furtos, roubos ou burlas.

Desde o início do ano, a GNR realizou 388 ações em sala e 2.720 ações porta a porta abrangendo um total de 27.727 idosos.

A primeira edição do “Operação Censos Sénior” realizou-se em 2011 e, desde então, a GNR tem vindo a construir uma base de dados geográfica com o objetivo de proporcionar um melhor apoio à população idosa. Em outubro de 2018, a GNR tinha sinalizado 45.563 idosos a viver sozinhos ou isolados em todo o país.

Lusa //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

    • O Estado sou eu e quero ser aumentado pois vivo muito mal com os 10.000 de reforma mas os idosos esse podem perfeitamente viver com 100 euros.

RESPONDER

Malta Files. Rui Pinto diz ter sido um dos denunciantes

Em prisão preventiva desde março, Rui Pinto alega ter sido um dos denunciantes do caso Malta Files, no qual foram revelados centenas de milhares de documentos de empresas que fugiam ao fisco para pagar os …

Previsão inédita. Pico da gripe chega a Portugal no Natal e Ano Novo

O período de maior actividade da gripe em Portugal, vai acontecer, neste ano, entre o Natal e a segunda semana de Janeiro. A previsão é do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), da …

Prémios de desempenho da Função Pública podem passar a ser pagos a 100%

Os prémios de despenho da Função Pública, até agora pagos a 50%, podem passar a ser pagos na sua totalidade. Depois do período da crise financeira do passado, estas atribuições poderão voltar agora à normalidade. …

Boris imitou "O Amor Acontece" para apelar ao voto. E a última sondagem dá-lhe maioria absoluta

O primeiro-ministro britânico lidera a última sondagem antes das eleições legislativas, apesar da margem mínima, mas admite que pode vir a falhar a maioria. De acordo com o Observador, a última sondagem antes das eleições legislativas, …

Costa chuta regionalização para a próxima legislatura (e espera "estar cá" para a fazer avançar)

O primeiro-ministro remeteu esta terça-feira para a próxima legislatura um eventual referendo para uma regionalização e disse esperar ainda “estar cá” nessa altura, em resposta a perguntas da líder parlamentar do CDS. No debate quinzenal com …

"Pirralha". Bolsonaro critica Greta depois de a ativista alertar para as lutas dos povos indígenas

Jair Bolsonaro chamou "pirralha" à ativista sueca Greta Thunberg, depois de a ambientalista ter alertado para as lutas dos povos indígenas e mostrado preocupação com o assassinato de líderes nativos no Brasil. Ao sair do Palácio …

Novas imagens mostram momento em que treinador do Belenenses se queixa de um soco

Novas imagens mostram o treinador do Belenenses a queixar-se de uma eventual agressão de Sérgio Conceição. O treinador portista arrisca uma suspensão de nove meses. Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro …

Forças Armadas perdem 4 a 5 militares por dia. Cem foram para supermercados

Entre janeiro e setembro, as Forças Armadas perderam 1220 militares. Por dia, conta a TSF que avança os números esta quarta-feira, têm abandonado a carreira uma média diária de quatro a cinco militares desde o …

Apesar do apuramento na Champions, Nápoles demite Carlo Ancelotti

O Nápoles anunciou ter demitido, esta terça-feira, o treinador italiano Carlo Ancelotti, apesar deste ter qualificado o clube para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. "O Nápoles decidiu retirar o cargo de treinador da primeira equipa …

BE quer regular as relações laborais na advocacia para acabar com a precariedade

O parlamento discute esta quarta-feira um projeto de lei do BE para regular as relações laborais na advocacia uma vez que, argumenta o deputado bloquista José Manuel Pureza, a “grande maioria” dos advogados está em …