Período de calor em Espanha a poucos dias do Natal. Massa de ar quente não vai levar os portugueses para a praia.
Falar sobre as temperaturas em Espanha, quase a meio de Dezembro, seria falar sobre temperaturas perto dos zero graus. Em princípio.
Mas os “princípios” nem sempre se cumprem e, em 2023, algumas zonas do sul de Espanha estão a registar temperaturas entre os 25 e os 28 graus.
A massa de ar quente começou a mexer com os termómetros na semana passada, numa fase que se deve prolongar até amanhã, terça-feira.
Segundo a Agência de Meteorologia de Espanha, a partir de terça as temperaturas vão baixar.
França e Itália, noutro patamar, estão também mais quentes do que o habitual.
No entanto, Portugal não vai ter temperaturas que convidem a ir à praia, poucos dias antes do Natal.
A massa de ar quente não vai causar o mesmo efeito por cá, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no Jornal de Notícias.
Há chuva associada à massa de ar quente, sobretudo no Norte, há também temperaturas um pouco mais elevadas – podem chegar aos 21 graus – mas não nos aproximamos dos máximos de Espanha.
Tal como em Espanha, a partir da noite de terça-feira as temperaturas baixam e voltam ao normal de Dezembro; a intensidade do vento aumenta.
Quarta-feira será dia de alguma chuva, sobretudo no Norte e no Centro. A partir de quinta-feira reinará o sol e o tempo seco – e o frio.