Mais de 28.000 quilos de alfarroba roubados no Algarve. Prejuízos de milhares para os produtores

Cerca de 28.495 quilogramas de alfarroba foram roubados nos últimos três meses no Algarve, representando um prejuízo de mais de 23 mil euros para os produtores deste fruto, cujo preço tem subido nos últimos três anos.

Os valores são avançados pelo Correio da Manhã, que frisa que a GNR já deteve em flagrante 27 pessoas nos últimos três meses.

Ao matutino, o alferes Henrique Velez, adjunto de comando do Destacamento Territorial da GNR de Albufeira, afirmou que o reforço da fiscalização das autoridades, bem como o aumento de queixas e da colaboração dos produtores, tem sido “decisiva a maior participação dos produtores nas queixas e suspeitas”.

O facto de haver mais queixas permitiu também que mais pessoas fossem detidas. Em 2020, foram já reportadas 62 denúncias até agosto e cerca de três mil quilogramas de alfarroba devolvidos pela GNR aos produtores.

André Coelho, produtor do concelho de Loulé, disse ainda ao CM que a solução para travar o aumento de furtos pode passar por criar “um cartão que identifique quem produz“, à semelhança do que já acontece em Espanha.

Uma arroba (15 quilogramas) deste fruto chega a ter um valor de mercado de 12 euros.

A TVI tinha já dado conta, no início de agosto, da preocupação de muitos produtores que têm sido roubados. Além da alfarroba, há também roubos de abacate na região.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.