Entre 2.900 e 3.200 pedófilos na Igreja Católica francesa desde 1950

2

Catholic Church / Flickr

Jean-Marc Sauvé disse que as investigações tinham revelado entre 2.900 e 3.200 padres pedófilos ou outros membros da igreja, acrescentando que se tratava de “uma estimativa mínima”.

O presidente da comissão nacional de investigação da criminalidade pedófila na Igreja em França,  disse, este domingo, ter havido “entre 2.900 e 3.200 criminosos pedófilos”, homens – padres ou religiosos – na Igreja Católica no país desde 1950.

É uma estimativa mínima”, baseada no censo e na análise dos arquivos (Igreja, justiça, polícia judiciária e imprensa) e nos testemunhos recebidos por este organismo, afirmou Jean-Marc Sauvé à France-Presse (AFP).

Ao longo deste período de 70 anos a população geral de padres ou de religiosos no país cifra-se nos 115.000.

Após dois anos e meio de trabalho, a Comissão Independente sobre o Abuso Sexual na Igreja (ICAS) publicará as suas conclusões na terça-feira num relatório que acabará por chegar às “2.500 páginas”, disse.

O relatório dará uma visão quantitativa do fenómeno, incluindo o número de vítimas. Irá comparar a prevalência da violência sexual na Igreja com a identificada noutras instituições (associações desportivas, escolas) e no círculo familiar e avaliar os “mecanismos, particularmente institucionais e culturais”.

Vão ser apresentadas 45 propostas.

A comissão, composta por 22 profissionais do direito, médicos, historiadores, sociólogos e teólogos, foi criada em 2018 após o Papa Francisco ter aprovado uma medida histórica que obrigava as pessoas que tinham conhecimento de abusos na igreja a denunciá-los aos seus superiores hierárquicos.

Citados pelo The Guardian, o sociólogo Philippe Portier prometeu que o relatório “não seria fácil para ninguém” e Olivier Savignac, da associação de vítimas Parler et Revivre, disse que “teria o efeito de uma bomba“.

ZAP // Lusa

2 Comments

  1. Mais alguns milhares de casos a mostrar como funciona a “santa” Igreja…
    E Deus, mais um vez, não viu nada nem sabe de nada!…
    Quando acontece algo de bom, foi graças a Deus; quando corre mal (e até os intermediários de Deus são os maiores criminosos), Deus não tem culpa porque as pessoas têm livre-arbitrio e Deus não se mete!…
    Enfim… no séc.XXI já era altura de acabar com estas tretas e com estas seitas de parasitas com a mania de donos da moral e, que vão sendo. cada vez mais, desmascarados…

  2. Os Seres ditos “Humanos”, são capazes do melhor como do pior. Infelizmente ao que se pode constar, o Pior predomina sem duvida, ontem, hoje e sempre. De aí a dizer que o “Homem” foi criado a Imagem de Deus, se isso é verdade, não gostaria de o encontrar numa esquina de Rua !

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.