Patrick Modiano recebe o Nobel da Literatura 2014

Nobel Foundation

Patrick Modiano, Nobel da Literatura 2014

Patrick Modiano, Nobel da Literatura 2014

O escritor francês Patrick Modiano é o galardoado com o Prémio Nobel da Literatura 2014.

O prémio foi atribuído a Patrick Modiano, de 69 anos, “pela arte da memória com a qual evocou os destinos humanos mais inatingíveis e o universo da ocupação”.

Nascido nos subúrbios de Paris dois meses depois do fim da 2ª Guerra Mundial, Patrick Modiano é o 11º escritor francês a receber um Nobel da Literatura. Os seus pais – um judeu de origem italiana e uma atriz belga – conheceram-se durante a ocupação alemã de Paris.

Peter Englund, secretário permanente da Academia Sueca, descreve que os temas de Modiano são “a memória, a identidade e o tempo”, apontando o romance “Missing Person, “uma história sobre um detetive que perde a memória”, como a sua obra mais conhecida. O representante da Academia arrisca mesmo dizer que “ele é uma espécie de Marcel Proust do nosso tempo“.

A sua obra aborda a questão dos judeus, a ocupação nazi e a perda de identidade daí decorrente. O seu primeiro romance, “La Place de l’Etoile” (1968), é considerado na Alemanha como uma obra-chave pós-Holocausto.

O galardão será entregue numa cerimónia em Estocolmo, a 10 de dezembro, dia do aniversário do industrial Alfred Nobel, que instituiu o galardão.

No ano passado, a vencedora do Nobel da Literatura foi a canadiana Alice Munro. Na atribuição do prémio este ano, ficaram para trás nomes de escritores como Haruki Murakami e Philip Roth.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.