/

Obikwelu garante histórica 5ª presença em Europeus de atletismo

az1172 / Flickr

-

Francis Obikwelu pela quinta vez nos Europeus de Atletismo

Francis Obikwelu assegurou este sábado uma histórica 5ª presença em Europeus de atletismo, ao ser segundo nos 100 metros dos Campeonatos de Portugal, o que lhe garante a presença na estafeta para Zurique.

Em Lisboa, no Estádio Universitário, o atleta nigeriano naturalizado português Francis Obikwelu foi segundo na final, com 10,56 logo atrás do favorito, Yazaldes Nascimento, de novo campeão em 10,39 (vento -2,1 m/s).

Portugal tem garantida uma estafeta nos Campeonatos da Europa, em Zurique, de 12 a 16 de agosto, graças ao ranking continental da estafeta (é 10.º e as 16 melhores são convidadas) e os melhores velocistas nacionais foram previamente informados de que a corrida de hoje valia como seleção.

Ou seja, os quatro mais bem classificados (Yazaldes, Obikwelu, Diogo Antunes e Arnaldo Abrantes) apuraram-se para a estafeta. O lugar para o suplente deverá ser para o hoje ausente David Lima, que já tem mínimos confirmados nos 200 metros.

Francis Obikwelu continuará a ser o símbolo da seleção lusa, ele que já foi campeão europeu em 2002 e 2006, antes de ser quarto em 2010 e integrar a estafeta de 4×100 metros sexta posicionada em 2012.

Ao somar quinto europeu, Obikwelu ficará igualado na lista dos mais internacionais com o marchador João Vieira (também ainda em atividade), apenas atrás das 6 internacionalizações de Fernanda Ribeiro.

“Isto é a vida… acontece”, ironiza o recordista europeu e vice-campeão olímpico em 2004, nascido na Nigéria e que em 2001 se naturalizou português, mostrando-se pouco surpreendido com o feito de hoje.

Só lamenta não juntar mais uma medalha principal ao seu palmarés: “Pena não conseguir ganhar o campeonato… parabéns ao Yazaldes. Eu tive este ano vários problemas, não estava a correr como deve ser, houve lesões, problemas familiares, pelo que isto foi bom”.

“A velocidade em Portugal evoluiu muito. Vamos a Zurique para fazer um bom resultado, para bater o recorde nacional”, antevê. “Eu não tenho estado a treinar bem, mas dou sempre tudo o que tenho”.

Com naturalidade, Yazaldes Nascimento confirmou os mínimos para os 100 metros do Europeu e é campeão nacional, garantindo: “objetivo cumprido, numa época boa em termos de lesões”.

“As lesões estão controladas com os médicos e fisioterapeutas, posso conseguir o máximo na minha corrida”, diz o atleta que deverá ter a 14.ª marca entre os inscritos no Europeu.

Em Zurique, “o objetivo é bater o recorde pessoal”. “Se isso acontecer, posso ir às meias-finais. Estamos todos muito perto.”.

“A estafeta é só no último dia e aí temos uma tradição a manter em termos de campeonatos da Europa. Com este nível de atletas a estafeta é muito forte e tudo está em aberto”, disse admitindo a possibilidade do melhor resultado de sempre para Portugal.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.