Dono dos Clippers banido para sempre da NBA por racismo

 

O proprietário dos Los Angeles Clippers, Donald Sterling, foi hoje banido para sempre da Liga norte-americana de basquetebol (NBA) e terá de pagar uma multa de 1,8 milhões de dólares devido a comentários racistas, anunciou hoje a organização.

«As palavras de Donald Sterling foram profundamente ofensivas e maldosas e, ainda mais por terem sido proferidas por um proprietário de uma equipa da NBA, aumenta os danos e a minha irritação pessoal», afirmou o comissário da NBA, Adam Silver, em conferência de imprensa.

Com esta suspensão vitalícia, Sterling está impedido de frequentar jogos e treinos de equipas da NBA, não pode entrar nas instalações dos Clippers e está impossibilitado de tomar qualquer decisão no “franchise”.

O empresário, dono da equipa de Los Angeles desde 1981, terá ainda que pagar 1,8 milhões de euros de multa.

Adam Silver, que assumiu o lugar de comissário da NBA em fevereiro deste ano, revelou ainda que vai pressionar Sterling a vender os LA Clippers, “franchise” que está actualmente avaliada em 575 milhões de dólares.

Numa conversa difundida pelo portal norte-americano TMZ, Sterling pede à sua namorada que não torne pública a sua relação com negros e não os leve aos jogos no pavilhão dos Clippers, depois de ela ter publicado no Instagram uma foto em que aparece ao lado de Magic Johnson, antiga estrela dos LA Lakers.

As palavras do empresário, de 80 anos de idade, causaram revolta juntos de actuais e antigos jogadores, treinadores e dirigente da NBA e até o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condenou o comportamento do dono dos Clippers.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.