/

Depois das bananas, Angola vai apostar no ouro

1

ibsut / Flickr

Angola descobriu novas e importantes jazidas de ouro que dão esperanças ao país de poder vir a apostar na exportação deste material precioso. Isto depois de o país ter retomado a exportação de bananas para Portugal, ao cabo de 40 anos.

Com a quebra nas receitas do petróleo, de que Angola depende muito, o país precisa de diversificar as fontes de rendimento e aposta, agora, na banana. Neste mês de Maio, Angola fez a sua primeira exportação de desta fruta para a Europa, com destino a Portugal, desde a independência do país, em 1975.

Trata-se de uma nova aposta da economia na agricultura, e em particular na banana, mas também no café, cuja produção em escala foi retomada no Uíge como resposta à crise económica e financeira que afecta Angola desde 2015.

Para o futuro de curto prazo, aparece também o ouro, depois de um estudo ter revelado a existência de importantes jazidas deste minério na província da Huíla, no Sul de Angola.

Descobertas feitas após estudos no terreno no âmbito do Plano Nacional de Geologia, aponta o Jornal de Angola, noticiando que a Sociedade de Metais Preciosos de Angola (Somepa), empresa público-privada, já prepara as condições técnicas necessárias para começar a exploração industrial em 2018.

Esta publicação atesta que os “dados preliminares do estudo indicam que o país possui, confirmadamente, 38 dos 50 minerais mais procurados no mundo“, incluindo nesta lista, além do ouro, o ferro, o titânio, o crómio, o cobre, o chumbo, o zinco, o volfrâmio, o estanho, o níquel, o cobalto, o lítio, a prata e a platina, entre outros.

Os indícios recolhidos apontam que Angola pode prever, “num horizonte de até 100 anos, a exploração racional e sustentável dos seus recursos minerais”, conforme atesta o Jornal de Angola.

SV, ZAP

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.