/

Cientistas descobrem que peles vestia o Homem do Gelo

1

South Tyrol Museum of Archaeology

De acordo com os cientistas, Ötzi o Homem de Gelo sofria de infeção bacteriana ainda presente nos dias de hoje

O novo estudo mostra que Ötzi não se dedicava apenas à atividade agro-pastoril mas que também podia caçar animais selvagens.

Uma equipa de cientistas europeus descobriu que a roupa de Ötzi, o Homem do Gelo, nome dado a um corpo congelado descoberto nos Alpes em 1991, foi feita com a pele de vários animais.

O estudo, agora publicado na revista Scientific Reports, mostra que, se fosse hoje, o homem da Idade do Bronze provavelmente não seria muito bem recebido pelos defensores dos animais.

Segundo os geniticistas, Ötzi tinha um chapéu de pele de urso, um casaco de couro de cabra e ovelha, umas calças também feitas com pele de cabra e os seus “sapatos” tinham feno e ligamentos de vaca para que tivessem forma.

Além disso, os investigadores também encontraram uma bolsa para flechas feitas de pele de veado.

Estas foram algumas das peças que o Homem do Gelo vestia no momento da sua morte, que aconteceu há cerca de 5.300 anos.

“Analisamos o ADN mitocondrial das nove peças de couro e foram identificadas cinco espécies de animais“, explicaram os autores do estudo.

Estudos anteriores mostravam que Ötzi estava muito ligado à atividade agro-pastoril mas, com as recentes descobertas, os cientistas acreditam que estas peças mostram que também se dedicava à caça de animais selvagens.

Em janeiro deste ano, uma equipa de cientistas também descobriu que o Homem do Gelo, que morreu atingido por uma flecha, tinha contraído uma infeção bacteriana que ainda existe nos dias de hoje.

Os cientistas realizaram uma análise genética da bactéria que ajudaria a traçar a história do microorganismo e dar indicações sobre a migração humana na Antiguidade.

ZAP / RT

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.