Buscas no Monte Ontake suspensas por causa de tufão Phanfone

Hiveyivey2 / YouTube

Monte Ontake em erupção surpreende turistas

Monte Ontake em erupção surpreendeu montanhistas

A chegada do tufão Phanfone ao Japão obrigou as autoridades a suspenderem as operações de busca no monte Ontake, cuja erupção, há uma semana, fez pelo menos 51 mortos.

As operações de salvamento também devem ser canceladas na segunda-feira, já que, de acordo com as previsões, o tufão passará perto da zona do monte Ontake, no centro do país, às primeiras horas do dia.

A cinza expelida pelo vulcão e acumulada no cume do monte aliadas às intensas chuvas aumentam o risco de ocorrência de deslizamentos de terra, levando as autoridades a colocarem sob alerta as localidades de Kiso e Otaki, que se situam junto ao vulcão.

Após a descoberta de quatro corpos durante o dia de sábado, o balanço de vítimas mortais subiu para 51, mas há ainda pelo menos 13 pessoas que continuam desaparecidas desde que o vulcão Ontake entrou em erupção, a 27 de setembro.

A erupção vulcânica no Ontake figura já como a que mais mortes causou no Japão desde 1926, ano em que a erupção no monte Tokachi, na ilha de Hokkaido, no norte, fez 144 mortos e 210 feridos.

A última grande erupção do Ontake foi em 1979, quando expeliu cerca de 200.000 toneladas de cinzas; em 1991 aconteceu uma outra, ainda que de menor amplitude, e em 2007 uma nova erupção causou uma série de terramotos vulcânicos.

O Japão assenta sobre o Anel de Fogo do Pacífico, contando com mais de uma centena de vulcões ativos e latentes.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.