Benfica prepara futuro, Sporting emagrece plantel e FC Porto reforça ataque

Hugo Delgado / Lusa

-

A saída milionária de Gonçalo Guedes do Benfica, o “emagrecimento” do plantel do Sporting e o reforço ofensivo do FC Porto marcaram a reabertura do mercado nacional de transferências de futebolistas, que encerrou esta terça-feira.

O tricampeão Benfica aproveitou para se precaver de algumas previsíveis saídas no verão, como poderão ser os casos de Nélson Semedo, Grimaldo ou Lindelof e, depois de já ter contratado o brasileiro Hermes (ex-Grêmio de Porto Alegre), anunciou no último dia das inscrições as contratações do lateral Pedro Pereira (ex-Sampdoria), que regressa à Luz por dois milhões de euros, e do médio Filipe Augusto, que alinhava no Rio Ave (1,5 milhões).

No entanto, seria a saída de Gonçalo Guedes para o Paris Saint-Germain a chamar a si todas as atenções na Luz. O jovem avançado, um dos destaques na primeira metade da temporada, rumou aos parisienses, que pagaram 30 milhões de euros pelo passe, tornando-o num dos futebolistas mais caros nesta reabertura do mercado europeu.

Além de Guedes, o Benfica consumou definitivamente a saída de Hélder Costa para o Wolverhampton, que pagou 15 milhões de euros pelo passe do jogador, libertou o médio Danilo para o Standard Liège, emprestou o colombiano Celis ao Vitória de Guimarães e Pelé ao Feirense. Resolveu, ainda que temporariamente, um dos “casos bicudos” que tinha em mãos, o marroquino Taarabt, que foi cedido ao Génova, de Itália.

Já o Sporting, depois de se ver limitado a apenas uma competição até final da época (o campeonato), operou as saídas definitivas de Elias, que rumou ao Atlético Mineiro, por 2,5 milhões de euros, João Pereira, transferido para o Trabzonspor, Petrovic, emprestado ao Rio Ave, Marcelo Meli, “devolvido” ao Boca Juniors, e a deceção Lazar Markovic, que regressou ao Liverpool, para posteriormente ser cedido ao Hull City, de Marco Silva.

Para fazer face às saídas, os leões optaram por promover o regresso de jogadores que estavam cedidos, como Francisco Geraldes, Daniel Podence (ambos do Moreirense), Palhinha (Belenenses), André Geraldes e Ryan Gauld (ambos do Vitória de Setúbal).

Já o FC Porto recrutou o avançado Soares ao Vitória de Guimarães, por uma verba a rondar os 5,5 milhões de euros e reintegrou no plantel Kelvin, o “herói” do título de 2012/13, que esteve emprestado aos brasileiros do São Paulo.

Por outro lado, Evandro (2,5 milhões de euros) saiu para se reencontrar com Marco Silva no Hull City, Silvestre Varela (500 mil euros) rumou à Turquia para representar o Kayserispor, e Adrián López e Sérgio Oliveira foram cedidos a Villarreal e Nantes, respetivamente.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.