Wayne Rooney não recebe salário de dezembro

Crise financeira grave afeta o Derby County. Clube já anunciou que, para já, não consegue pagar os salários elevados dos futebolistas.

O futebol não escapa à crise económica global atual. No Reino Unido, depois dos episódios famosos que têm envolvido o Arsenal, também o Derby County se vê envolvido numa situação financeira muito delicada.

E não há dinheiro para pagar o salário do mês passado.

Os futebolistas do plantel principal do Derby County, que jogam no Championship (segunda divisão nacional), já foram informados de que vão continuar sem receber a totalidade do ordenado relativo a dezembro.

Há quase um mês, no dia 15 de dezembro, ficou acordado que os jogadores iriam receber metade do que deveriam receber nesse dia; o resto do mês de dezembro iria ser pago na próxima sexta-feira, juntamente com salário de janeiro – mas isso não vai acontecer.

Nesta quarta-feira o diretor-executivo Stephen Pearce avisou Wayne Rooney (agora treinador interino) e todos os futebolistas que o clube não consegue pagar os ordenados – bem elevados – mas que está a tentar resolver o problema o mais rapidamente possível.

O problema está relacionada com o constante adiamento da mudança de proprietário do Derby County, que deverá passar a ser gerida pela Derventio Holdings, do milionário Khaled bin Zayed Al Nehayan. O negócio iria ser concluído nesta terça-feira mas foi novamente adiado. Apesar do aparente acordo que já existe para a venda do clube à Derventio Holdings, há dívidas por cobrir.

Não há qualquer declaração oficial sobre este processo desde dezembro.

Entretanto o Derby County, que já foi campeão inglês e chegou às meias-finais da Taça dos Campeões Europeus, está afundado numa crise financeira grave. O dono atual, Mel Morris, tem estado a tentar “tapar buracos”, pagando salários – e recorrendo a dinheiro de outros negócios nos quais está envolvido.

O Derby já tinha sido afetado por outro problema: na semana passada o centro de treinos foi fechado por causa de um surto de coronavírus.

Foram os juniores que representaram a equipa num jogo da Taça de Inglaterra, no sábado (derrota por 2-0 frente ao Chorley, da sexta divisão nacional).

Nuno Teixeira Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …