Wayne Rooney não recebe salário de dezembro

Crise financeira grave afeta o Derby County. Clube já anunciou que, para já, não consegue pagar os salários elevados dos futebolistas.

O futebol não escapa à crise económica global atual. No Reino Unido, depois dos episódios famosos que têm envolvido o Arsenal, também o Derby County se vê envolvido numa situação financeira muito delicada.

E não há dinheiro para pagar o salário do mês passado.

Os futebolistas do plantel principal do Derby County, que jogam no Championship (segunda divisão nacional), já foram informados de que vão continuar sem receber a totalidade do ordenado relativo a dezembro.

Há quase um mês, no dia 15 de dezembro, ficou acordado que os jogadores iriam receber metade do que deveriam receber nesse dia; o resto do mês de dezembro iria ser pago na próxima sexta-feira, juntamente com salário de janeiro – mas isso não vai acontecer.

Nesta quarta-feira o diretor-executivo Stephen Pearce avisou Wayne Rooney (agora treinador interino) e todos os futebolistas que o clube não consegue pagar os ordenados – bem elevados – mas que está a tentar resolver o problema o mais rapidamente possível.

O problema está relacionada com o constante adiamento da mudança de proprietário do Derby County, que deverá passar a ser gerida pela Derventio Holdings, do milionário Khaled bin Zayed Al Nehayan. O negócio iria ser concluído nesta terça-feira mas foi novamente adiado. Apesar do aparente acordo que já existe para a venda do clube à Derventio Holdings, há dívidas por cobrir.

Não há qualquer declaração oficial sobre este processo desde dezembro.

Entretanto o Derby County, que já foi campeão inglês e chegou às meias-finais da Taça dos Campeões Europeus, está afundado numa crise financeira grave. O dono atual, Mel Morris, tem estado a tentar “tapar buracos”, pagando salários – e recorrendo a dinheiro de outros negócios nos quais está envolvido.

O Derby já tinha sido afetado por outro problema: na semana passada o centro de treinos foi fechado por causa de um surto de coronavírus.

Foram os juniores que representaram a equipa num jogo da Taça de Inglaterra, no sábado (derrota por 2-0 frente ao Chorley, da sexta divisão nacional).

Nuno Teixeira, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …

Macaulay Culkin, o Kevin de "Sozinho em Casa", apela para que participação de Trump no filme seja retirada

A estrela do filme "Sozinho em Casa", Macaulay Culkin, fez comentários nas redes sociais onde apelou a que a participação especial de Donald Trump no filme seja removida digitalmente e substituída por uma versão mais …

Governo dos Açores defende clarificação de competências em situação de pandemia

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, alertou para a necessidade de ser criada legislação que clarifique as competências da região no combate a uma pandemia. “É importante a aprovação de uma lei …

"Da terra à mesa". Contentores com quintas verticais produzem vegetais para restaurantes e supermercados

A agricultura tradicional envolve o uso de muitos recursos, quer durante o processo de cultivo, quer depois, durante o processo de distribuição. O conceito das quintas verticais tem vindo a difundir-se pelo mundo, e agora …