Um vulcão na Islândia está perto da erupção. Este som aterrador é prova disso

ZAP // Robin George Andrews / Twitter

O vulcão Fagradalsfjall está prestes a entrar em erupção. Já podemos ouvir a intensa atividade sísmica que está a abalar a Islândia.

Há um vulcão na Islândia que pode entrar em erupção a qualquer momento. Trata-se do Fagradalsfjall, que já entrou em erupção em 2022 e foi responsável por expelir gás, lava e pedras durante seis meses. Um grupo de cientistas da Northwestern University lançou uma ferramenta chamada Earthtunes, que permite ouvir o áudio desta atividade sísmica.

O mais interessante de tudo é que a atividade sísmica geralmente não pode ser ouvida pelos ouvidos humanos, mas os investigadores transformam as frequências sísmicas em tons audíveis.

“O que estamos a ouvir são 24 horas de dados sísmicos, repletos de sinais de terramotos. A grande maioria desses terremotos está associada à intrusão de magma na crosta da área Fagradallsfjall-Svartsengi-Grindavik da Península de Reykjanes”, revelou Suzan van der Lee, sismóloga da Northwestern University, num comunicado.

A investigadora explicou, na ocasião, que os dados sísmicos não são audíveis; as suas frequências são muito baixas. Portanto, as 24 horas de dados são compactadas em aproximadamente 1,5 minutos de dados de áudio. Ouça:

“Podemos ouvir uma intensidade sem precedentes de terramotos durante a noite da última sexta-feira para sábado e relacionada com um nova intrusão de magma na área da crosta”, disse a cientista.

População protege-se do vulcão na Islândia

Sob o objetivo de proteger a população diante da quase certa erupção vulcânica do Fagradalsfjall, a Islândia passou a investir medidas de evacuação de áreas de risco desde a última sexta-feira (10), quando os indícios do fenómeno começaram a tornar-se mais consistentes.

Na ocasião, o sudoeste do país deparou-se com intensos terramotos, e foram identificadas evidências do magma a espalhar-se no subsolo.

A grande questão é que a Islândia fica entre as placas tectónicas Norte-Americana e Eurasiana, e como as placas se movem em direções opostas, os terramotos e a atividade vulcânica são frequentes na região. Em 2021, a NASA divulgou o registo de uma erupção desse mesmo vulcão na Islândia.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.