/

Viver e trabalhar no Espaço. Pode acontecer já em 2025

A Vast, pioneira em tecnologias de habitação espacial, tem intenção de lançar a primeira estação comercial – chamada Haven-1 – já em 2025. A SpaceX também vai estar envolvida na missão.

Haven-1. É assim que se chama a estação espacial comercial que a Vast e a SpaceX querem pôr em órbita.

O objetivo é construir a primeira estação tripulada de gravidade artificial de baixo custo, para que se possa viver e trabalhar no espaço, por longos períodos de tempo, sem os efeitos adversos da gravidade zero.

Será a primeira vez na história que uma estação deste tipo vai estar no espaço, com tripulantes. A Vast anunciou os planos, na quarta-feira, em comunicado.

O Haven-1 está a ser programado para ser lançado num foguete Falcon 9, da SpaceX, “não antes de agosto de 2025”, lê-se no comunicado.

“A Vast está entusiasmada por embarcar nesta jornada de lançamento da primeira estação espacial comercial do mundo, Haven-1, com a primeira tripulação, Vast-1”, disse Jed McCaleb, CEO da Vast.

O Falcon 9 levará o Haven-1 para a órbita inferior terrestre. Posteriormente, seguir-se-á a missão Vast-1 a acompanhar, que, com recurso ao Crew Dragon – da SpaceX -, levará quatro pessoas para Haven-1 por até 30 dias.

“Somos gratos à SpaceX por esta parceria emocionante que representa os primeiros passos, na visão a longo prazo da Vast em lançar estações espaciais, na órbita da Terra e mais além”, diz Jed McCaleb.

Características e comodidades do Haven-1:

  • 1000 W de potência, comunicação acessível 24 horas por dia, sete dias por semana e até 150 kg de massa de carga pré-carregada;
  • Oportunidades de gravidade lunar artificial através do módulo giratório;
  • Estação espacial totalmente independente, fornecendo funções de suporte à vida e consumíveis durante toda a missão;
  • Grande cúpula de janela para visualização e fotografia;
  • Internet sempre ativa via Wi-Fi a bordo;
  • Espaço para alongar e descansar;
  • Ciência avançada, pesquisa e oportunidades de fabricação no espaço;

Com a ajuda da SpaceX, a Vast explorará – com a Haven-1 – as potencialidades giratórias de gravidade artificial.

“Um foguete comercial lançar uma nave espacial comercial com astronautas comerciais para uma estação espacial comercial é o futuro da órbita inferior terrestre. Com a Vast damos mais um passo para tornar esse futuro uma realidade”, disse Tom Ochinero, vice-presidente sénior de Negócios comerciais na SpaceX.

“A equipa da SpaceX não podia estar mais animada por lançar e apoiar a missões de voos espaciais tripulados do Vast’s Haven-1, para a estação espacial comercial em órbita”, acrescentou.

A SpaceX também vai dar suporte na formação da tripulação, preparação para emergências, equipamento espacial, exercícios de entrada e saída de naves espaciais e ainda simulações de missões “parciais e completas”.

Já é possível reservar os lugares da missão inaugural do Haven-1. São elegíveis as agências espaciais nacionais e internacionais, e pessoas envolvidas em projetos científicos e filantrópicos.

Miguel Esteves, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.