Depois da derrota com o Braga para a liga, o FC Porto conseguiu derrotar o Vitória de Guimarães, avançando para a final da Taça da Liga, que se jogará frente aos bracarenses.

Antes de se falar do jogo desta quarta-feira, entre o Vitória de Guimarães e o Porto, é preciso regressar cinco dias atrás à partida com o Sporting de Braga. Em jogo para a liga, os ‘dragões’ deixaram-se surpreender em casa e perderam por 1-2 com os bracarenses, num jogo em que Alex Telles e Tiquinho Soares falharam um penálti cada.

Estes mesmos dois jogadores foram os percursores do triunfo dos ‘azuis e brancos’ esta quinta-feira, numa espécie de ato de vingança aos minhotos. Aliás, a vendetta dos portistas não ficará completa sem que derrotem o Braga este domingo, na final da Taça da Liga.

Passado e futuro à parte, importa falar do que se passou no presente. O FC Porto entrou melhor na partida com os vimaranenses, com Uribe, Marega e Mbemba a deixarem os primeiros avisos na primeira parte. Do outro lado, o Vitória de Guimarães teve dificuldades em causar problemas a Diogo Costa, com o único lance de perigo a chegar já em cima do intervalo.

Independentemente dos esforços, os jogadores regressaram aos balneários com o nulo no marcador.

O lance que deu ânimo ao jogo apareceu aos 63 minutos, quando Tiquinho Soares, numa tentativa de aliviar a bola da área portista, atinge Léo Bonatini. Depois de consultar o vídeoárbitro, o juiz da partida apontou para a marca de grande penalidade. Olhos na baliza e gelo nas veias, Tapsoba não vacilou e converteu da marca dos 11 metros.

A vantagem dos vimaranenses não durou muito. Um minuto depois, os comandados de Sérgio Conceição retribuíram na mesma moeda. Alex Telles desferiu um remate poderosíssimo que levou Douglas a ajoelhar-se impotentemente.

O golo despoletou a fome de reviravolta e, aos 75 minutos, foi a vez de Soares redimir-se do erro que originou o golo adversário. Um excelente trabalho de Corona a fazer a desmarcação e a aguentar a carga do defesa, para depois assistir Tiquinho, que só precisou de encostar.

“Por vezes falham-se penáltis, e os jogadores que falharam os penáltis contra o Braga por acaso foram os jogadores que hoje fizeram os golos da vitória. O Alex Telles e o Soares. Isto é o futebol”, disse Conceição na conferência de imprensa após a partida.

Ainda assim, o Porto ainda teve de sofrer para ver o seu triunfo selado. Aos 95 minutos, quando já os adeptos portistas cantavam vitória, o emblema minhoto chegou ao golo. Diogo Costa saiu de entre os postes para agarrar uma bola nas alturas, mas foi obrigado a fazê-lo a dois tempos — ou pelo menos tentar.

João Pedro, que tinha saltado do banco na segunda parte, roubou a bola das mãos do jovem guardião antes que ele a agarrasse totalmente e atirou para o fundo da baliza. O árbitro Jorge Sousa não ficou convencido e recorreu novamente ao VAR para averiguar a legalidade do lance.

Após análise, o golo foi anulado por falta de João Pedro sobre Diogo Costa. O jovem avançado parece acertar nas mãos do guarda-redes aquando a tentativa de segurar a bola. Assim, o encontro terminava com um resultado de 1-2, favorável ao FC Porto, que garantia a presença na final da Taça da Liga, frente ao Braga.

“Nem estava a pensar nos penáltis”

“É uma vitória que nos permite estar na final da Taça da Liga. Estamos contentes por isso. Jogadores com determinação, grande caráter, mas já é normal”, disse Conceição no final do jogo. “Vai ser um bom espetáculo. Vamos descansar e pensar amanhã de manhã no jogo da final”.

Em relação às substituições feitas (fez entrar Wilson Manafá, Romário Baró e Vítor Ferreira), o treinador portista garante que nem pensou nas grandes penalidades ao fazê-las.

“Quis sempre ganhar o jogo e nem estava a pensar nos penáltis. O Vitória no lado esquerdo tem uma dinâmica muito interessante e o Corona podia estar exposto com o amarelo. Queria dar mais fulgor ao ataque, criar desequilíbrio e o Corona foi para a frente e entrou o Manafá, que é rápido, consegue esticar o jogo e é competente a defender. Depois o Romário pelo Moussa foi para apanhar o primeiro médio de construção e na parte final o Vítor Ferreira pelo Otávio, já desgastado. As substituições foram sempre a viver o que o jogo precisava”, explicou.

O técnico do Vitória de Guimarães, Ivo Vieira, recusou falar sobre as decisões da equipa de arbitragem e defendeu que é preciso falar mais sobre futebol e menos sobre assuntos periféricos.

Gosto de falar sobre futebol. Vocês é que devem falar sobre aquilo que aconteceu. Deve-se falar cada vez mais de futebol, há muitos programas em que se fala de muita coisa e nem se discute futebol. Vou continuar a defender o futebol, é a minha forma de estar. O árbitro decide o que quer, o meu trabalho é preparar a equipa”, disse, em declarações à SportTV.

Quem não ficou contente com o desempenho dos árbitros foi a massa de adeptos vimaranenses. De acordo com o Jornal de Notícias, muitas das cadeiras do Estádio Municipal de Braga foram arrancadas pelos adeptos do emblema de Guimarães. Além disso, o jornal refere que foram feitos estragos nas casas de banho do estádio

Daniel Costa DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ex-gestor do Grupo Espírito Santo vai ser julgado nos EUA. Pena pode chegar aos 65 anos

Paulo Murta vai ser julgado por um tribunal norte-americano após a sua extradição ter sido autorizada. Caso seja condenado, a sua pena pode chegar aos 65 anos. Paulo Murta, antigo gestor do Grupo Espírito Santo (GES) …

Horas após ser reeleito, Presidente do Chade morre vítima de ferimentos em combate

O Presidente do Chade, no poder há 30 anos, morreu, esta terça-feira, devido a ferimentos sofridos enquanto comandava o exército na luta contra rebeldes no norte do país durante o fim-de-semana. "O Presidente da República, chefe …

Iniciativa Liberal acusa comissão promotora de a tentar impedir de participar no desfile do 25 de Abril

A Iniciativa Liberal (IL) acusou, esta terça-feira, a comissão promotora do desfile do 25 de Abril de tentar impedir o partido de participar nas comemorações, pretendendo os liberais organizar o seu próprio desfile no mesmo …

EDP defende que venda de barragens não estava sujeita a imposto de selo

A EDP considera que a venda da concessão das barragens ao consórcio da Engie não beneficiou de isenção do Imposto do Selo prevista na lei desde 2020 porque a forma como a operação decorreu não …

Polícia Judiciária faz buscas na Câmara de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) está, esta terça-feira, a fazer buscas na Câmara Municipal de Lisboa, nas instalações do departamento de gestão urbanística, situadas no Campo Grande, e nos Paços do Concelho. Ao que o jornal online …

Portugal regista mais 424 casos e cinco óbitos por covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, mais cinco mortes e 424 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

Ministro reconhece que retoma do Ensino Superior tem de ser "gradual"

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior considerou, esta segunda-feira, que a retoma das atividades letivas tem de ser feita de forma “gradual e faseada”, mas mostrou-se satisfeito com a responsabilidade demonstrada por docentes …

Apenas uma em cada 500 pessoas foram vacinadas nos países pobres. Greta Thunberg apoia vacinação equitativa com 100 mil euros

Apenas uma em cada 500 pessoas, em média, foi vacinada contra a covid-19 nos países pobres, enquanto nos ricos uma em cada quatro já está parcial ou totalmente imunizada, revelou esta segunda-feira a Organização Mundial …

Mário Soares vai dar nome a uma rua na Covilhã

O antigo Presidente da República Mário Soares vai dar nome a uma das ruas da Covilhã, numa homenagem que integra as comemorações do 25 de Abril naquela cidade do distrito de Castelo Branco. O programa preparado …

"Estava em segredo". Comissão de inquérito abre investigação à divulgação do relatório secreto de Costa Pinto

A Comissão Parlamentar de Inquérito ao Novo Banco abriu esta terça-feira uma investigação sumária à divulgação do chamado “Relatório Costa Pinto”. A notícia é avançada esta terça-feira pelo jornal online Observador, o mesmo órgão de comunicação …