Depois da derrota com o Braga para a liga, o FC Porto conseguiu derrotar o Vitória de Guimarães, avançando para a final da Taça da Liga, que se jogará frente aos bracarenses.

Antes de se falar do jogo desta quarta-feira, entre o Vitória de Guimarães e o Porto, é preciso regressar cinco dias atrás à partida com o Sporting de Braga. Em jogo para a liga, os ‘dragões’ deixaram-se surpreender em casa e perderam por 1-2 com os bracarenses, num jogo em que Alex Telles e Tiquinho Soares falharam um penálti cada.

Estes mesmos dois jogadores foram os percursores do triunfo dos ‘azuis e brancos’ esta quinta-feira, numa espécie de ato de vingança aos minhotos. Aliás, a vendetta dos portistas não ficará completa sem que derrotem o Braga este domingo, na final da Taça da Liga.

Passado e futuro à parte, importa falar do que se passou no presente. O FC Porto entrou melhor na partida com os vimaranenses, com Uribe, Marega e Mbemba a deixarem os primeiros avisos na primeira parte. Do outro lado, o Vitória de Guimarães teve dificuldades em causar problemas a Diogo Costa, com o único lance de perigo a chegar já em cima do intervalo.

Independentemente dos esforços, os jogadores regressaram aos balneários com o nulo no marcador.

O lance que deu ânimo ao jogo apareceu aos 63 minutos, quando Tiquinho Soares, numa tentativa de aliviar a bola da área portista, atinge Léo Bonatini. Depois de consultar o vídeoárbitro, o juiz da partida apontou para a marca de grande penalidade. Olhos na baliza e gelo nas veias, Tapsoba não vacilou e converteu da marca dos 11 metros.

A vantagem dos vimaranenses não durou muito. Um minuto depois, os comandados de Sérgio Conceição retribuíram na mesma moeda. Alex Telles desferiu um remate poderosíssimo que levou Douglas a ajoelhar-se impotentemente.

O golo despoletou a fome de reviravolta e, aos 75 minutos, foi a vez de Soares redimir-se do erro que originou o golo adversário. Um excelente trabalho de Corona a fazer a desmarcação e a aguentar a carga do defesa, para depois assistir Tiquinho, que só precisou de encostar.

“Por vezes falham-se penáltis, e os jogadores que falharam os penáltis contra o Braga por acaso foram os jogadores que hoje fizeram os golos da vitória. O Alex Telles e o Soares. Isto é o futebol”, disse Conceição na conferência de imprensa após a partida.

Ainda assim, o Porto ainda teve de sofrer para ver o seu triunfo selado. Aos 95 minutos, quando já os adeptos portistas cantavam vitória, o emblema minhoto chegou ao golo. Diogo Costa saiu de entre os postes para agarrar uma bola nas alturas, mas foi obrigado a fazê-lo a dois tempos — ou pelo menos tentar.

João Pedro, que tinha saltado do banco na segunda parte, roubou a bola das mãos do jovem guardião antes que ele a agarrasse totalmente e atirou para o fundo da baliza. O árbitro Jorge Sousa não ficou convencido e recorreu novamente ao VAR para averiguar a legalidade do lance.

Após análise, o golo foi anulado por falta de João Pedro sobre Diogo Costa. O jovem avançado parece acertar nas mãos do guarda-redes aquando a tentativa de segurar a bola. Assim, o encontro terminava com um resultado de 1-2, favorável ao FC Porto, que garantia a presença na final da Taça da Liga, frente ao Braga.

“Nem estava a pensar nos penáltis”

“É uma vitória que nos permite estar na final da Taça da Liga. Estamos contentes por isso. Jogadores com determinação, grande caráter, mas já é normal”, disse Conceição no final do jogo. “Vai ser um bom espetáculo. Vamos descansar e pensar amanhã de manhã no jogo da final”.

Em relação às substituições feitas (fez entrar Wilson Manafá, Romário Baró e Vítor Ferreira), o treinador portista garante que nem pensou nas grandes penalidades ao fazê-las.

“Quis sempre ganhar o jogo e nem estava a pensar nos penáltis. O Vitória no lado esquerdo tem uma dinâmica muito interessante e o Corona podia estar exposto com o amarelo. Queria dar mais fulgor ao ataque, criar desequilíbrio e o Corona foi para a frente e entrou o Manafá, que é rápido, consegue esticar o jogo e é competente a defender. Depois o Romário pelo Moussa foi para apanhar o primeiro médio de construção e na parte final o Vítor Ferreira pelo Otávio, já desgastado. As substituições foram sempre a viver o que o jogo precisava”, explicou.

O técnico do Vitória de Guimarães, Ivo Vieira, recusou falar sobre as decisões da equipa de arbitragem e defendeu que é preciso falar mais sobre futebol e menos sobre assuntos periféricos.

Gosto de falar sobre futebol. Vocês é que devem falar sobre aquilo que aconteceu. Deve-se falar cada vez mais de futebol, há muitos programas em que se fala de muita coisa e nem se discute futebol. Vou continuar a defender o futebol, é a minha forma de estar. O árbitro decide o que quer, o meu trabalho é preparar a equipa”, disse, em declarações à SportTV.

Quem não ficou contente com o desempenho dos árbitros foi a massa de adeptos vimaranenses. De acordo com o Jornal de Notícias, muitas das cadeiras do Estádio Municipal de Braga foram arrancadas pelos adeptos do emblema de Guimarães. Além disso, o jornal refere que foram feitos estragos nas casas de banho do estádio

DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …

Pequena e funcional. Assim se carateriza a Tiny House (que ainda evita dores de joelhos)

Esta pequena casa móvel pode ser a solução que procura. Devido à sua arquitetura dinâmica é ótima para pessoas com problemas de articulações e que sofrem com dores joelhos, pernas cansadas ​​ou dores nas costas. Hoje …