O veterano da 2ª Guerra que inspirou Dunkirk viu o filme – e chorou

O filme Dunkirk está a superar todas as expetativas: além de liderar nos EUA está a ter uma excelente aceitação nos mercados internacionais e Portugal não é exceção.

No entanto, a aprovação de um espetador “especial”, deve ter deixado o diretor Christopher Nolan muito feliz. Trata-se do ex-combatente canadiano Ken Sturdy, o veterano da batalha real que inspirou o filme, passado durante a Segunda Guerra Mundial.

Aos 97 anos, vestido com um casaco adornado com as inúmeras medalhas que ganhou durante o conflito, Sturdy assistiu ao filme e só teve elogios: “Nunca pensei voltar a ver isto. Senti-me como se estivesse lá novamente”, contou Sturdy ao GlobalNews.

“Tinha 20 anos quando aquilo aconteceu, mas penso que recordei… pude ver os meus velhos amigos de novo e muito deles morreram na guerra, perdi tantos dos meus amigos”, acrescentou Sturdy. O soldado encontrava-se mobilizado em Dunquerque com a marinha norte-americana para ajudar a resgatar tropas da praia da cidade francesa.

Muitos dos espectadores estavam visivelmente emocionados por ter partilhado a estreia com o veterano. “No fim do filme, desci as escadas para cumprimentar Sturdy, ele estava a limpar as lágrimas, a tentar contê-las“, contou Kelly Kwamsoos, uma das espectadoras – ela própria com os olhos em água.

“Dunkirk” é baseado na história real da evacuação dos aliados da cidade francesa de Dunquerque, no início da Segunda Guerra Mundial, quando estes se viram encurralados pelas forças nazis. Ao longo de nove dias, mais de 338 mil militares foram evacuados em barcos civis, e mais de 68 mil soldados perderam a vida ou foram capturados.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Um filme espectacular baseado em factos reais.
    E no entanto há imbecis do politicamente correcto, que acham que faltam ali actores de outras etnias, que o filme não mostra diversidade!

  2. “O soldado encontrava-se mobilizado em Dunquerque com a marinha norte-americana”.
    Com a marinha norte-americana? Dificilmente isso seria verdade. A batalha de Dunquerque decorreu de 26 de Maio a 4 de Junho de 1940. Os EUA só entraram na guerra em Dezembro de 1941.
    O soldado em questão é canadiano, portanto encontrava-se mobilizado em Dunquerque com a Marinha Real Canadiana ou com o Exército Canadiano.

RESPONDER

Morreu a primeira mulher portuguesa a integrar um Governo

Maria Teresa Cárcomo Lobo foi nomeada subsecretária de Estado da Saúde em agosto de 1970 por Marcelo Caetano. Morreu este mês no Rio de Janeiro, no Brasil, aos 89 anos. A notícia da morte de Maria …

Putin, o espião soviético, tinha cartão de identificação da secreta alemã

Quando era membro do KGB, o Presidente russo estava colocado em Dresden, na Alemanha. Agora, descobriu-se nos arquivos que tinha também identidade da Stasi. Foi encontrado nos arquivos da polícia secreta, em Dresden, um cartão de …

Ataque em Estrasburgo. Número de vítimas mortais sobe para quatro

Um dos feridos do atentado de terça-feira em Estrasburgo morreu esta sexta-feira, elevando para quatro o número total de vítimas mortais, anunciou a Procuradoria de Paris. Duas pessoas morreram no próprio dia do ataque, depois de …

Preço do pão pode aumentar no próximo ano

O preço do pão poderá subir em 2019, acompanhando o aumento do salário mínimo e do valor da matéria-prima, disse à agência Lusa o presidente da Associação dos Industriais da Panificação, Pastelaria e Similares do …

Auditorias sobre fogos de 2017 ainda não estão prontas

Quase um ano e meio depois dos incêndios que assolaram o país em 2017, as inspeções e processos disciplinares destinados a apurar responsabilidades que correm na Inspeção Geral da Administração Interna (IGAI) não estão ainda …

PJ detém suspeito de 160 crimes informáticos por tentar clonar cartões multibanco

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem suspeito de 160 crimes de burla informática e associação criminosa por ter instalado dispositivos em máquinas multibanco para capturar dados das bandas magnéticas e códigos de acesso para …

Falhas do piloto na origem da queda de avioneta na praia da Caparica

Falhas na gestão da emergência e quebra de procedimentos pelo piloto instrutor levaram à aterragem do Cessna 152 numa praia da Costa de Caparica, Almada, em agosto de 2017, causando a morte a duas pessoas, …

Greve do Metro do Porto desconvocada após acordo

A greve na Metro do Porto, marcada para os dias 17 e 31 de dezembro, foi desconvocada depois de a empresa ter chegado a acordo com o Sindicato dos Maquinistas de Caminho-de-Ferro. A greve dos profissionais …

Parlamento aprova benefícios fiscais para arrendamento de longa duração

O parlamento aprovou esta quinta-feira, na generalidade, quatro dos dez projetos de lei do PSD sobre arrendamento, destacando-se a atribuição de benefícios fiscais a contratos a partir de dois anos e o aperfeiçoamento do Balcão …

Moção de censura contra governo francês foi rejeitada

A Assembleia Nacional francesa rejeitou a moção de censura das esquerdas contra o governo de Édouard Philippe, pela gestão da crise dos "coletes amarelos", votada apenas por 70 deputados. Com esta moção, os três grupos de …