O veterano da 2ª Guerra que inspirou Dunkirk viu o filme – e chorou

O filme Dunkirk está a superar todas as expetativas: além de liderar nos EUA está a ter uma excelente aceitação nos mercados internacionais e Portugal não é exceção.

No entanto, a aprovação de um espetador “especial”, deve ter deixado o diretor Christopher Nolan muito feliz. Trata-se do ex-combatente canadiano Ken Sturdy, o veterano da batalha real que inspirou o filme, passado durante a Segunda Guerra Mundial.

Aos 97 anos, vestido com um casaco adornado com as inúmeras medalhas que ganhou durante o conflito, Sturdy assistiu ao filme e só teve elogios: “Nunca pensei voltar a ver isto. Senti-me como se estivesse lá novamente”, contou Sturdy ao GlobalNews.

“Tinha 20 anos quando aquilo aconteceu, mas penso que recordei… pude ver os meus velhos amigos de novo e muito deles morreram na guerra, perdi tantos dos meus amigos”, acrescentou Sturdy. O soldado encontrava-se mobilizado em Dunquerque com a marinha norte-americana para ajudar a resgatar tropas da praia da cidade francesa.

Muitos dos espectadores estavam visivelmente emocionados por ter partilhado a estreia com o veterano. “No fim do filme, desci as escadas para cumprimentar Sturdy, ele estava a limpar as lágrimas, a tentar contê-las“, contou Kelly Kwamsoos, uma das espectadoras – ela própria com os olhos em água.

“Dunkirk” é baseado na história real da evacuação dos aliados da cidade francesa de Dunquerque, no início da Segunda Guerra Mundial, quando estes se viram encurralados pelas forças nazis. Ao longo de nove dias, mais de 338 mil militares foram evacuados em barcos civis, e mais de 68 mil soldados perderam a vida ou foram capturados.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Um filme espectacular baseado em factos reais.
    E no entanto há imbecis do politicamente correcto, que acham que faltam ali actores de outras etnias, que o filme não mostra diversidade!

  2. “O soldado encontrava-se mobilizado em Dunquerque com a marinha norte-americana”.
    Com a marinha norte-americana? Dificilmente isso seria verdade. A batalha de Dunquerque decorreu de 26 de Maio a 4 de Junho de 1940. Os EUA só entraram na guerra em Dezembro de 1941.
    O soldado em questão é canadiano, portanto encontrava-se mobilizado em Dunquerque com a Marinha Real Canadiana ou com o Exército Canadiano.

RESPONDER

Encontrado vestígio de vida animal mais antigo de sempre

Investigadores da Universidade da Califórnia afirmam ter descoberto o vestígio mais antigo de vida animal conhecido, de formas de vida que existiram há mais de 635 milhões de anos. O estudo publicado esta segunda-feira na revista …

Inundações no sul de França fazem 12 mortos

O número de mortos nas inundações na zona de Carcassonne, na região de Aude, no sudoeste de França, subiu para 12, anunciaram nesta segunda-feira as autoridades, referindo que há uma pessoa desaparecida. O primeiro-ministro francês, Édouard …

Ursos polares famintos estão a comer baleias (e isso ajuda-os a sobreviver ao aquecimento)

Há mais de um ano, ursos polares reuniram-se num ilha ao largo da costa norte da Sibéria para devorar uma baleia morta. Um estudo recente defende que, no passado geológico, os ursos polares podem ter …

Morreu Paul Allen, cofundador da Microsoft

Paul Allen, cofundador da Microsoft, morreu com 65 anos durante a tarde desta segunda-feira, anunciou a sua empresa, a Vulcan Inc, em nome da família.  Paul Allen tinha retomado recentemente tratamentos contra um linfoma não-Hodgkin, diagnosticado …

Todas as missões da NASA deveriam procurar vida extraterrestre

A procura por sinais de vida alienígena deve fazer parte de todas as missões futuras da NASA. A organização deve expandir o seu leque sobre possíveis sinais extraterrestres, de forma a conseguir identificá-los, aponta um …

Cientistas alcançam a primeira aceleração de eletrões em ondas de plasma

Físicos demonstraram uma nova técnica para acelerar eletrões a energias muito altas em distâncias muito curtas, uma técnica que permitirá alcançar novos avanços na física de partículas a preços mais modestos. O Large Hadron Collider (LHC) …

Casais de ratos do mesmo sexo tiveram crias

Cientistas da Academia Chinesa fizeram nascer crias de ratos de casais do mesmo sexo através de uma nova técnica que utiliza células estaminais modificadas. A nova técnica desenvolvida pelos cientistas chineses mistura células estaminais modificadas que …

Cientistas revertem casos de Diabetes tipo 2

Num novo estudo, cientistas bloquearam a proteína VDAC1 nas células que produzem insulina e conseguiram reverter casos de Diabetes tipo 2. Os investigadores também conseguiram mostrar que é possível prevenir o surgimento da doença. O estudo, …

Brexit. May diz que acordo “ainda é possível”, mas divergência que resta é “frustrante”

A primeira-ministra britânica, Theresa May, admitiu esta segunda-feira que "ainda é possível" um acordo que permita uma saída ordeira do Reino Unido da União Europeia, mas a divergência que resta com Bruxelas é "frustrante. Numa declaração …

Abrandamento económico pode dificultar consolidação orçamental em Portugal

A agência de notação financeira Fitch reconhece a "trajetória firme de descida" da dívida pública portuguesa, mas adverte que o abrandamento da economia e as pressões sobre o investimento poderão dificultar a consolidação orçamental nos …