/

O veterano da 2ª Guerra que inspirou Dunkirk viu o filme – e chorou

3

O filme Dunkirk está a superar todas as expetativas: além de liderar nos EUA está a ter uma excelente aceitação nos mercados internacionais e Portugal não é exceção.

No entanto, a aprovação de um espetador “especial”, deve ter deixado o diretor Christopher Nolan muito feliz. Trata-se do ex-combatente canadiano Ken Sturdy, o veterano da batalha real que inspirou o filme, passado durante a Segunda Guerra Mundial.

Aos 97 anos, vestido com um casaco adornado com as inúmeras medalhas que ganhou durante o conflito, Sturdy assistiu ao filme e só teve elogios: “Nunca pensei voltar a ver isto. Senti-me como se estivesse lá novamente”, contou Sturdy ao GlobalNews.

“Tinha 20 anos quando aquilo aconteceu, mas penso que recordei… pude ver os meus velhos amigos de novo e muito deles morreram na guerra, perdi tantos dos meus amigos”, acrescentou Sturdy. O soldado encontrava-se mobilizado em Dunquerque com a marinha norte-americana para ajudar a resgatar tropas da praia da cidade francesa.

Muitos dos espectadores estavam visivelmente emocionados por ter partilhado a estreia com o veterano. “No fim do filme, desci as escadas para cumprimentar Sturdy, ele estava a limpar as lágrimas, a tentar contê-las“, contou Kelly Kwamsoos, uma das espectadoras – ela própria com os olhos em água.

“Dunkirk” é baseado na história real da evacuação dos aliados da cidade francesa de Dunquerque, no início da Segunda Guerra Mundial, quando estes se viram encurralados pelas forças nazis. Ao longo de nove dias, mais de 338 mil militares foram evacuados em barcos civis, e mais de 68 mil soldados perderam a vida ou foram capturados.

3 Comments

  1. Um filme espectacular baseado em factos reais.
    E no entanto há imbecis do politicamente correcto, que acham que faltam ali actores de outras etnias, que o filme não mostra diversidade!

  2. “O soldado encontrava-se mobilizado em Dunquerque com a marinha norte-americana”.
    Com a marinha norte-americana? Dificilmente isso seria verdade. A batalha de Dunquerque decorreu de 26 de Maio a 4 de Junho de 1940. Os EUA só entraram na guerra em Dezembro de 1941.
    O soldado em questão é canadiano, portanto encontrava-se mobilizado em Dunquerque com a Marinha Real Canadiana ou com o Exército Canadiano.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.