O veterano da 2ª Guerra que inspirou Dunkirk viu o filme – e chorou

O filme Dunkirk está a superar todas as expetativas: além de liderar nos EUA está a ter uma excelente aceitação nos mercados internacionais e Portugal não é exceção.

No entanto, a aprovação de um espetador “especial”, deve ter deixado o diretor Christopher Nolan muito feliz. Trata-se do ex-combatente canadiano Ken Sturdy, o veterano da batalha real que inspirou o filme, passado durante a Segunda Guerra Mundial.

Aos 97 anos, vestido com um casaco adornado com as inúmeras medalhas que ganhou durante o conflito, Sturdy assistiu ao filme e só teve elogios: “Nunca pensei voltar a ver isto. Senti-me como se estivesse lá novamente”, contou Sturdy ao GlobalNews.

“Tinha 20 anos quando aquilo aconteceu, mas penso que recordei… pude ver os meus velhos amigos de novo e muito deles morreram na guerra, perdi tantos dos meus amigos”, acrescentou Sturdy. O soldado encontrava-se mobilizado em Dunquerque com a marinha norte-americana para ajudar a resgatar tropas da praia da cidade francesa.

Muitos dos espectadores estavam visivelmente emocionados por ter partilhado a estreia com o veterano. “No fim do filme, desci as escadas para cumprimentar Sturdy, ele estava a limpar as lágrimas, a tentar contê-las“, contou Kelly Kwamsoos, uma das espectadoras – ela própria com os olhos em água.

“Dunkirk” é baseado na história real da evacuação dos aliados da cidade francesa de Dunquerque, no início da Segunda Guerra Mundial, quando estes se viram encurralados pelas forças nazis. Ao longo de nove dias, mais de 338 mil militares foram evacuados em barcos civis, e mais de 68 mil soldados perderam a vida ou foram capturados.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Um filme espectacular baseado em factos reais.
    E no entanto há imbecis do politicamente correcto, que acham que faltam ali actores de outras etnias, que o filme não mostra diversidade!

  2. “O soldado encontrava-se mobilizado em Dunquerque com a marinha norte-americana”.
    Com a marinha norte-americana? Dificilmente isso seria verdade. A batalha de Dunquerque decorreu de 26 de Maio a 4 de Junho de 1940. Os EUA só entraram na guerra em Dezembro de 1941.
    O soldado em questão é canadiano, portanto encontrava-se mobilizado em Dunquerque com a Marinha Real Canadiana ou com o Exército Canadiano.

RESPONDER

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …

Balneários proibidos e 3 metros de distância. As regras da DGS para a prática de exercício físico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda uma distância mínima de três metros entre pessoas que pratiquem exercício físico, no âmbito das medidas de prevenção da pandemia de covid-19. A orientação, intitulada “Procedimentos de Prevenção e Controlo …

Astronautas da NASA já se preparam para voo histórico a bordo do foguetão da Space X

Dois astronautas da NASA já estão a equipar-se para o lançamento histórico de um foguetão concebido e construído pela empresa SpaceX, de Elon Musk, apesar de as previsões meteorológicas indicarem mais tempestades. Com o voo já …

Há dez anos, Portugal adotou a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo

Portugal adotou há 10 anos a lei que permitiu o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após um debate fraturante que remeteu para mais tarde a adoção de crianças por estes casais, possível apenas desde …

Trabalhadores da Autoeuropa temem perda de centenas de postos de trabalho

A entidade coordenadora das Comissões de Trabalhadores da Autoeuropa assumiu hoje, em comunicado, recear a perda de centenas de empregos no parque industrial, que está sem condições para trabalhar sete dias por semana, após a …