O veterano da 2ª Guerra que inspirou Dunkirk viu o filme – e chorou

O filme Dunkirk está a superar todas as expetativas: além de liderar nos EUA está a ter uma excelente aceitação nos mercados internacionais e Portugal não é exceção.

No entanto, a aprovação de um espetador “especial”, deve ter deixado o diretor Christopher Nolan muito feliz. Trata-se do ex-combatente canadiano Ken Sturdy, o veterano da batalha real que inspirou o filme, passado durante a Segunda Guerra Mundial.

Aos 97 anos, vestido com um casaco adornado com as inúmeras medalhas que ganhou durante o conflito, Sturdy assistiu ao filme e só teve elogios: “Nunca pensei voltar a ver isto. Senti-me como se estivesse lá novamente”, contou Sturdy ao GlobalNews.

“Tinha 20 anos quando aquilo aconteceu, mas penso que recordei… pude ver os meus velhos amigos de novo e muito deles morreram na guerra, perdi tantos dos meus amigos”, acrescentou Sturdy. O soldado encontrava-se mobilizado em Dunquerque com a marinha norte-americana para ajudar a resgatar tropas da praia da cidade francesa.

Muitos dos espectadores estavam visivelmente emocionados por ter partilhado a estreia com o veterano. “No fim do filme, desci as escadas para cumprimentar Sturdy, ele estava a limpar as lágrimas, a tentar contê-las“, contou Kelly Kwamsoos, uma das espectadoras – ela própria com os olhos em água.

“Dunkirk” é baseado na história real da evacuação dos aliados da cidade francesa de Dunquerque, no início da Segunda Guerra Mundial, quando estes se viram encurralados pelas forças nazis. Ao longo de nove dias, mais de 338 mil militares foram evacuados em barcos civis, e mais de 68 mil soldados perderam a vida ou foram capturados.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Um filme espectacular baseado em factos reais.
    E no entanto há imbecis do politicamente correcto, que acham que faltam ali actores de outras etnias, que o filme não mostra diversidade!

  2. “O soldado encontrava-se mobilizado em Dunquerque com a marinha norte-americana”.
    Com a marinha norte-americana? Dificilmente isso seria verdade. A batalha de Dunquerque decorreu de 26 de Maio a 4 de Junho de 1940. Os EUA só entraram na guerra em Dezembro de 1941.
    O soldado em questão é canadiano, portanto encontrava-se mobilizado em Dunquerque com a Marinha Real Canadiana ou com o Exército Canadiano.

RESPONDER

Minicérebro criado em laboratório consegue contrair músculos

Cientistas criaram em laboratório um minicérebro que se conectou espontaneamente à medula espinal de uma cobaia. O organóide foi também o primeiro da história a iniciar o movimento muscular. Composto por cerca de dois milhões de …

Orangotango sedado encontrado na bagagem de passageiro russo

Um turista russo que tentava traficar um orangotango foi detido em Bali, Indonésia, na sexta-feira. Andrei Zhestkov queria levar o animal para a Rússia e transformá-lo num animal de estimação. As autoridades do aeroporto indonésio decidiram …

Freddie Mercury quis que Mary Austin escondesse as suas cinzas (e já se sabe porquê)

Freddie Mercury é um dos ícones inquestionáveis da história da música. A sua maneira de entender o rock, a sua voz e a sua maneira de se mover no palco fizeram dele um dos melhores …

Fotógrafo pessoal de King Jong-un foi despedido. Estava demasiado perto

O fotógrafo pessoal do governante norte-coreano Kim Jong-un foi despedido do seu cargo e expulso do Partido Trabalhista por violar a "regra dos dois metros", ao tirar fotografias do líder supremo a uma distância muito …

Suplementos alimentares não previnem a depressão

A toma de suplementos alimentares mostrou-se incapaz de prevenir a depressão, segundo um estudo realizado em mais de mil pessoas de quatro países europeus. Os investigadores quiseram testar se a toma de suplementos nutricionais ou alimentares, …

A Wikipédia esteve em baixo (e foi de propósito)

Quatro linguagens da Wikipédia estiveram em baixo na quinta-feira: alemão, eslovaco, checo e dinamarquês - e não foi um erro técnico. Foi um protesto contra a nova lei que provavelmente será aprovada pelo Parlamento Europeu na próxima …

Cruzeiro à deriva na Noruega. Mais de 1300 pessoas resgatadas de helicóptero

Um navio de cruzeiro com cerca de 1.300 passageiros a bordo encontra-se, este sábado, à deriva na costa norueguesa, enfrentando um estado de tempo adverso, com vento forte. "O navio de cruzeiro Viking Sky lançou um …

“Coletes amarelos” passam despercebidos em Paris

Com os locais habituais de manifestação interditos e reforço militar junto às principais instituições francesas, os “coletes amarelos” são ainda em pequeno número na capital e quase invisíveis entre turistas e parisienses. A manhã na capital …

Número de mortos em Moçambique sobe para 417

O número de mortos em Moçambique devido à passagem do ciclone Idai subiu para 417, anunciou este sábado o ministro do Ambiente moçambicano, Celso Correia, citado pela agência Reuters. O governante acrescentou que a situação …

Criação de novo centro orientado para as smart cities em debate numa conferência em Lisboa

Representantes de empresas ligadas à inovação e ao setor público vão participar num debate, na terça-feira, em Lisboa, para debater a importância das cidades inteligentes e a possibilidade de criação de um novo centro de …