São vermes gigantes, vêm da Ásia e África, e estão a invadir a França há décadas

(CC-BY 4.0) Pierre Gros

Vermes cabeça de martelo (Diversibipalium multilineatum)

Segundo um estudo recente, espécies invasoras de vermes invadiram o território francês vindas dos territórios ultramarinos do país na Ásia e na África.

Diferentes variedades de vermes gigantes, com 40 centímetros de comprimento, estão a invadir o território francês. Uma equipa, liderada por Jean-Lou Justine, zoólogo do Museu Nacional francês de História Natural, realizou o primeiro estudo destas espécies invasoras, tendo o artigo científico sido publicado na Peerj.

Vários destes vermes invasores, incluindo platelmintos (Platydemus manokwari), já tinham sido reportados na França. No entanto, a maioria destas espécies são animais pequenos, com menos de cinco centímetros. Mas os platelmintos de cabeça de martelo são gigantes entre este tipo de vermes, com algumas espécies a alcançar um metro de comprimento.

De acordo com o estudo, o facto de os vermes cabeça de martelo se espalharem por todo país significa que não encontram resistência por parte da fauna natural. O estudo defende que o processo de globalização e comércio internacional crescente contribuem para a disseminação destes tipos raros de animais.

Mas esta invasão configura um sério problema: esta espécie é uma forte predadora de animais do solo, incluindo minhocas, e, por isso, são uma possível ameaça para a biodiversidade dos animais nativos e para a ecologia do solo, embora o impacto ecológico ainda não tenha sido estudado.

Duas espécies registadas em França, Bipalium kewense e Diversibipalium multilineatum, são espécies gigantes, com até 40 centímetros de comprimento. Uma espécie relativamente pequena, Bipalium vagum, foi encontrada na maioria dos territórios tropicais. A espécie Diversibipalium sp. “azul”, detetada em Mayotte, uma ilha francesa na costa leste da África, tem um tom turquesa brilhante impressionante.

As observações são principalmente de cientistas amadores, tendo os cientistas recebido mais de 100 contribuições. Algumas datam de 1999.

(CC BY 4.0) Laurent Charles

Verme cabeça de martelo azul encontrado em Mayotte

Os estudos moleculares, baseados em sequências da citocromo oxidase tipo 1, mostram que as espécies não apresentam variação genética. As espécies são clonais, ou seja, geneticamente idênticas, e reproduzem-se assexuadamente.

Os autores ficaram surpreendidos quando descobriram que os vermes de 40 centímetros de comprimento poderiam invadir um país europeu desenvolvido por mais de duas décadas sem nenhuma resposta das autoridades científicas.

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Aos franceses acontecem todas as desgraças depois da invasão muçulmana vem agora a invasão de vermes e pelos vistos das mesmas origens.

  2. Os franceses andam em maré de azar depois da invasão muçulmana vem agora e pelos vistos da mesma origem a invasão dos vermes, o que restará ainda para vir?.

RESPONDER

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …

Horacio Cartes, ex-Presidente do Paraguai, alvo de mandado de prisão no Brasil

Um juiz do Brasil emitiu esta terça-feira uma ordem de prisão contra o ex-Presidente paraguaio Horacio Cartes (2013-2018), num caso relacionado com a Operação Lava Jato, informaram fontes oficiais. A decisão foi tomada pelo juiz brasileiro …

Ex-futebolista Koke detido em operação contra tráfico de droga

O antigo futebolista espanhol do Sporting é um dos 20 detidos pelas autoridades espanholas numa operação contra o tráfico de drogas. Esta operação foi desencadeada com 11 buscas simultâneas em Sevilha, Málaga e Granada, envolvendo 150 …

Brasil. Técnica que esteriliza o mosquito do zika e dengue será aplicada em 2020

O Brasil irá usar a partir do próximo ano mosquitos estéreis da espécie 'Aedes aegypt' para controlar a reprodução deste agente que transmite doenças como dengue e zika, anunciou a Organização das Nações Unidas (ONU). A …

FC Porto encaixa até 50 milhões com novo adiantamento de receitas televisivas

A SAD do FC Porto encaixou 30 milhões de euros com uma nova emissão de obrigações pela Sagasta, envolvendo a cedência de receitas futuras de direitos televisivos, e podem entrar mais 20 milhões em janeiro. Em …

Verdes denunciam depósito ilegal de amianto em aterros para resíduos não perigosos

Os Verdes questionaram o Governo sobre casos de depósito de amianto em aterros para resíduos não perigosos. Esta é uma prática ilegal segundo a legislação portuguesa. O Partido Ecologista "Os Verdes" entregou na Assembleia da República …