Universidade planeia devolver propinas a quem não terminar o curso

Tulane Publications / Flickr

-

Uma Universidade escocesa está a planear devolver aos seus estudantes as propinas pagas por estes, casos eles não consigam graduar-se. Mas a ideia é encarada com desconfiança pelos representantes dos alunos.

Foi o Professor Craig Mahoney, reitor da Universidade West of Scotland, quem anunciou, durante um discurso na Casa dos Comuns, o Parlamento Inglês, que acredita que se os estudantes não conseguirem graduar-se, devem ter direito à devolução das suas propinas.

A Universidade, que tem propinas da ordem das 7-10 mil libras (entre 9 e 13 mil euros) anuais, estará a avaliar como pôr em prática esta medida, mas não afectará toda a comunidade estudantil da instituição. Os estudantes naturais da Escócia e os oriundos dos países da União Europeia (UE) não pagam propinas, pelo que a eventual devolução será aplicada apenas aos estudantes do resto do Reino Unido e de fora da UE.

O reitor alega que se os estudantes entram na Universidade com o pressuposto de que vão ter sucesso e graduar-se e que, se falham, devem ter direito à recuperação das propinas pagas, isto se “frequentarem e participarem em todas as oportunidades de apoio e de desenvolvimento” oferecidas, conforme declarações divulgadas pela imprensa britânica.

“Temos que reconhecer que os estudantes são clientes e temos que ir ao encontro das expectativas dos clientes”, acrescenta ainda o Professor Craig Mahoney, garantindo, contudo que “não se trata da monetização da educação superior”. O reitor frisa que é antes uma forma de tornar as Universidades “mais comercialmente sensíveis” e mais próximas da “indústria privada”, de modo a que sejam “competitivas” internacionalmente.

Este discurso motiva muitas críticas e acusações de que está em causa, essencialmente, uma estratégia de  marketing que visa atrair mais estudantes estrangeiros.

Os próprios grupos estudantis da Universidade olham para a medida com desconfiança, notando, nomeadamente, que vai aumentar o facilitismo no seio da Universidade, com vista a passar o maior número de alunos possível.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

20 anos depois, aldeias no Peru ainda sofrem com derrame de mercúrio

Em junho de 2000, um camião derramou mercúrio, da mina de ouro Yanacocha, a maior da América Latina, em três aldeias do Peru. 20 anos depois, os moradores ainda sofrem as consequências deste acidente. Quando Francisca …

Caso BPP. Ex-banqueiro João Rendeiro acusado de nova burla

O Ministério Público (MP) acusou o ex-presidente e fundador do BPP, João Rendeiro, de mais um crime de burla qualificada no caso BPP, segundo avança o Correio da Manhã. A acusação relaciona-se, de acordo com o …

EUA "confiscam" na Tailândia 200 mil máscaras que iam para a Alemanha

A polícia de Berlim, na Alemanha, encomendou 200 mil máscaras cirúrgicas a uma empresa americana. Porém, foram "confiscadas" em Banguecoque, na Tailândia, e desviadas para os Estados Unidos. O ministro do Interior de Berlim considerou o …

Valência chega a acordo com Diogo Leite. Saída do FC Porto estará quase consumada

O Valência tem 20 milhões de euros para oferecer ao FC Porto em troca do defesa-central Diogo Leite, com quem já terá chegado a acordo. De acordo com o jornal desportivo A Bola, Diogo Leite já …

Jornais espanhóis fazem boicote às "conferências-farsas" do Governo

Os jornais espanhóis, como o Libertad Digital, o El Mundo, o ABC e o Vozpópuli, estão a boicotar as conferências de imprensa do governo de Espanha, acusando-o de filtrar as perguntas dos meios de comunicação. Tudo começou …

Número diário de óbitos desce em Espanha. Mais um campo de refugiados grego em quarentena

Em Espanha, o número diário de óbitos por infeção de covid-19 tem mantido uma tendência de subida. Já na Alemanha, há menos casos, mas mais mortes. Espanha continua a manter a tendência de descida do número …

Trump diz que o pior está para vir (mas admite aliviar restrições para ir à missa na Páscoa)

Este sábado, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, admitiu que o pior ainda está para vir e que ainda “vai haver muitas mortes". Depois, disse que está a pensar aliviar as restrições para permitir …

Covid-19. Mais 754 casos de infeção e 29 mortes em Portugal

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Deral da Saúde (DGS) este domingo, há 11.278 infetados por covid-19 em Portugal e 295 óbitos. O número de infetados por covid-19 subiu, este domingo, para um total …

Inspetores do SEF suspeitos de assassinar ucraniano foram identificados em carta anónima

Os três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) suspeitos de assassinar um ucraniano no aeroporto de Lisboa foram identificados numa carta anónima enviada à Polícia Judiciária (PJ). De acordo com o semanário Expresso, a …

Avião fretado pelo Estado aterra em Lisboa com 20 toneladas de equipamento médico

Um avião fretado pelo Estado português chegou este sábado a Lisboa com equipamento médico proveniente de Pequim, incluindo 144 ventiladores e máscaras de proteção respiratória, destinados ao Sistema Nacional de Saúde (SNS), informou a embaixada …