Universidade de Georgetown dá prioridade a descendentes de escravos que vendeu para pagar dívidas

World Bank / Flickr

Universidade de Georgetown, nos EUA

Universidade de Georgetown, nos EUA

A Universidade de Georgetown, uma das mais prestigiadas do mundo, anunciou que vai dar prioridade à admissão dos descendentes dos escravos que vendeu em 1838 para pagar dívidas e sobreviver.

Em 1838, os jesuítas ligados à universidade católica e privada, sediada em Washington, venderam 272 escravos, entre os quais mulheres e crianças, para pagar dívidas do estabelecimento de ensino.

O presidente de Georgetown, John DeGioia, criou em setembro de 2015 um grupo de trabalho que lhe deu recomendações sobre como “reconhecer e admitir” a história da universidade e a sua relação com a escravatura.

As recomendações, divulgadas esta quinta-feira, incluem que os descendentes dos escravos vendidos em 1838 recebam tratamento preferencial nos pedidos de admissão à universidade, semelhante aos que têm os filhos dos professores, outros funcionários e antigos alunos.

O grupo de trabalho também aconselhou a criação de um monumento público em memória dos escravos.

Um dos edifícios da universidade vai passar a chamar-se Isaac Hall, em honra do escravo mencionado em primeiro lugar nos documentos da venda em 1838 e outro terá o nome de Anne Marie Becraft, uma monja negra que fundou uma escola para crianças negras num bairro próximo de Georgetown.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Governo aberto para suspender pagamento por conta do IRC

O deputado do PEV José Luís Ferreira afirmou hoje que o Governo demonstrou abertura para suspender este ano o pagamento por conta do IRC e para criar um fundo de tesouraria destinado às pequenas e …

Consumo de vinho aumentou "acentuadamente" durante confinamento

Um estudo europeu divulgado esta segunda-feira concluiu que a frequência do consumo de vinho "aumentou acentuadamente" em Espanha, França, Itália e Portugal com o confinamento e que as principais fontes de abastecimento foram os supermercados …

João Félix lesiona-se a poucos dias do regresso da La Liga

João Félix contraiu uma lesão no ligamento lateral interno do joelho esquerdo durante um treino, informou esta segunda-feira o Atlético de Madrid. "João Félix sofreu uma entorse do ligamento colateral medial de baixo grau do joelho …

"Agiu com responsabilidade, legalidade e integridade". Boris Johnson segura assessor

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apoiou este domingo o seu principal conselheiro, Dominic Cummings, acusado de violar as regras de confinamento impostas para combater a pandemia covid-19, assegurando que o assessor agiu legalmente e com …

Dieselgate. Volkswagen condenada a indemnizar cliente

A justiça alemã condenou hoje a Volkswagen a indemnizar em parte um cliente que comprou um automóvel equipado com um motor diesel falsificado, numa sentença que deve influenciar dezenas de milhares de processos cinco anos …

Caso prazo das moratórias não seja alargado "terão de ser criadas outras medidas extraordinárias"

Caso as "as moratórias dos créditos não forem prolongadas, ou o Governo ou a Assembleia da República terão de criar outras medidas extraordinárias para as apoiar", disse a coordenadora do Gabinete de Proteção Financeira (GPF) …

Santuário de Fátima retoma no sábado celebrações com presença de peregrinos

O Santuário de Fátima vai retomar as celebrações com a presença de peregrinos a partir de sábado, garantindo as condições de segurança para o maior número de pessoas. O Santuário de Fátima, no concelho de Ourém, …

Ex-ministro da Saúde da Bolívia em prisão preventiva por suspeitas de corrupção

O ex-ministro da Saúde da Bolívia foi detido, na semana passada, por suspeita de corrupção na compra de ventiladores. O ex-ministro da Saúde da Bolívia, detido na última semana por suspeita de corrupção na compra a …

OMS considera cada vez mais improvável segunda grande vaga

A diretora do departamento de Saúde Pública da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou hoje que é "cada vez mais" improvável uma segunda grande vaga do novo coronavírus, mas aconselhou muita prudência. Em entrevista à rádio …

Açores reabrem creches e jardins de infância. Aulas de 11.º e 12.º também em São Miguel

As respostas sociais, encerradas devido à pandemia, reabrem esta segunda-feira no Pico, Faial, Terceira e São Jorge, e na ilha de São Miguel são retomadas as aulas dos 11.º e 12.º anos para alunos inscritos …