Turista belga é a mais recente vítima da ilha da morte

Per Salomonsson / Flickr

Ilha da morte, Tailândia

Ilha da morte, Tailândia

Um verdadeiro paraíso para amantes de desportos aquáticos, mas a ilha tem sido falada por outras razões. Nos últimos três anos, oito turistas perderam a vida na ilha de Koh Tao, na Tailândia, já conhecida como a “ilha da morte”.

Elise Dallemange é o último caso conhecido de mortes na “ilha da morte”. A belga de 30 anos viajava pela Ásia há quase dois anos e meio quando foi encontrada morta. A jovem vivia num retiro de yoga, que era por muitos considerado um culto.

De acordo com as autoridades, a jovem suicidou-se em abril, apesar de a história só ter sido conhecido esta quinta-feira. De acordo com o Telegraph, Elise foi encontrada na floresta enforcada e parcialmente comida por lagartos.

A mãe da jovem, Michele van Egten, não acredita no suicídio da filha, receando que alguém esteja envolvido na morte da filha: “Receamos que alguém esteja envolvido. Não aceito que a minha filha se tenha suicidado.”

A rapariga já tinha inclusive dito à mãe que ia retornar à Bélgica em breve e a mãe aponta ainda o facto de as malas de Elise terem partido num ferry que esta ia apanhar, para depois se dirigir para Banguecoque. “Não sei por que motivo ela compraria um bilhete e depois iria para a selva cometer suicídio“, afirmou.

Outras mortes

Nos últimos três anos, diversos turistas perderam a vida nesta ilha, na costa oeste do golfo da Tailândia, o que lhe deu o pouco simpático apelido de “ilha da morte”.

A primeira morte foi a de Nick Person, com 25 anos. Na passagem de ano de 2014 o jovem terá caído de uma falésia. O seu corpo foi encontrado a flutuar. A mãe do jovem, num documentário realizado depois da tragédia, aconselhou todos os pais a não deixarem os filhos viajarem para a ilha. “Peço a todos os pais que façam de tudo o que puderem para não os deixar ir. É muito perigoso”, disse.

Dimitri Povse, um turista francês de 29 anos foi encontrado enforcado no bungalow na noite de passagem de ano, em 2015. As autoridades prontamente classificaram o caso como uma situação de homicídio. No entanto, na altura da morte, vários especialistas questionaram o relatório policial.

Já em 2015, uma jovem inglesa de 23 anos foi encontrada morta nesta mesma ilha. Christina Annesley estava a tomar antibióticos e uma mistura com álcool poderá ter estado na origem da morte. Este acidente continua envolto em grande mistério. Os pais da rapariga alegam que a polícia local não realizou qualquer exame para averiguar as verdadeiras causas da morte.

No início de 2016, Luke Miller, de 26 anos, foi encontrado morto na piscina de um hotel. O corpo do jovem inglês estava a boiar e a polícia não encontrou qualquer indício de homicídio. A família aponta vários erros à polícia que, ao longo de todo o processo, apresentou diferentes versões para o que poderá ter acontecido.

David Miller, de 24 anos, e Hannah Witheridge, de 23, um casal de origem britânica, foram encontrados mortos numa praia desta ilha. A polícia da Tailândia deteve três birmaneses suspeitos de terem assassinado um casal. Dois dos suspeitos acabaram mesmo por assumir a culpa.

A turista russa Valentina Novozhyonova desapareceu do hotel em fevereiro e nunca mais foi vista. A jovem de 23 anos tinha dado entrada no hotel no dia 11 e a estadia deveria prolongar-se até ao dia 16. O staff do hotel encontrou o telemóvel, o passaporte e a câmara no quarto, mas nada que ajudasse as autoridades a encontrar a rapariga.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …