Para reavivar o turismo, uma pequena cidade está a contar com a ajuda dos “vampiros”

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por “Crepúsculo”, a série de livros para jovens adultos de Stephenie Meyer.

“Crepúsculo” foi publicado em 2005 e gira em torno da história de amor da estudante do ensino médio Bella Swan e o vampiro Edward Cullen. Doze anos depois de a autora Stephenie Meyer ter publicado o último romance da série original e quase oito anos depois de o filme final ter chegado aos cinemas, os negócios em Forks ainda estão a lucrar com os fãs da série.

No auge do sucesso da série em 2010, mais de 72 mil pessoas visitaram Forks, de acordo com dados do centro de visitantes da cidade. Desde então, esse número foi reduzido em cerca de 50%.

Este mês, Meyer lançou um quinto livro chamado “Midnight Sun”. A história é contada a partir da perspetiva de Edward Cullen. Na primeira semana do seu lançamento, o romance saltou para o primeiro lugar entre os livros mais vendidos da Amazon.

A dona de Leppell’s Flowers & Gifts, Charlene Leppell, espera que a popularidade crescente do romance ajude a angariar mais negócios. “Estou otimista de que quanto mais as pessoas lerem, mais despertará o interesse delas novamente”, disse Leppell, em declarações à CNN.

Forks foi colocado no mapa das rotas do turismo devido à saga “Crepúsculo”, cuja história acontece nesta cidade. Para construir a sua indústria de turismo, Forks tem investido em atividades para os fãs, como dedicar o dia 13 de setembro – dia do aniversário da protagonista Bella Swan – como “Stephenie Meyer Day” para agradecer à autora pelas suas contribuições à comunidade.

Os restaurantes locais incorporaram produtos temáticos de “Crepúsculo” no seu menu, como o “Bella Burger” do Sully’s Drive-in, que é servido com batatas fritas e presas de plástico.

Os fãs acorrem entusiasticamente ao Noroeste do Pacífico para o festival anual Forever Twilight in Forks, que Lissy Andros, diretora executiva da Câmara de Comércio de Forks, diz ser semelhante a uma “peregrinação anual” para os fãs.

Recentemente, os fãs de Forks proporcionaram alguns benefícios inesperados à comunidade. Quando o Hospital Comunitário de Forks precisou de equipamentos de proteção para os seus profissionais de saúde enquanto a pandemia de covid-19 se alastrava no estado, fãs de todo o país uniram-se para costurar máscaras.

Outro fã organizou uma campanha anual de material escolar desde 2017 para beneficiar o distrito escolar em Forks e a Escola Tribal Quileute em La Push, uma cidade que também aparece nos livros de Meyer.

Como a maior parte das cidades do mundo, Forks sofreu uma quebra no turismo. No entanto, o livro “Midnight Sun” pode ser novamente uma salvação durante um período de grande incerteza económica devido à pandemia.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …