Túnel com 10 metros de extensão descoberto em prisão do Rio de Janeiro

Um túnel com 10 metros de extensão foi descoberto por Agentes da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária brasileira (Seap) na área externa do Instituto Penal Vicente Piragibe, no Rio de Janeiro, noticiou esta terça-feira a imprensa local.

O acesso, que seria utilizado para uma tentativa de fuga dos presidiários, foi preenchido com cimento, aquando da sua descoberta, informou a SIC Notícias, citando a agência Lusa.

Os agentes penitenciários encontraram ainda, enterradas, 73 munições para pistola, uma espingarda e um revólver, além de 10 telemóveis, três modem, um aparelho transmissor de Wi-Fi e quatro serras.

A ação faz parte da operação Asfixia, que envolveu funcionários da Subsecretaria Adjunta de Gestão Operacional, da Superintendência de Segurança e contou com o apoio da Superintendência de Inteligência (Sispen).

O Instituto Penal Vicente Piragibe, no Complexo de Gericinó, localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, tem cerca de 10 mil metros quadrados e recebe presos em regime semiaberto, onde os presidiários são autorizados a deixar a unidade penitenciária durante o dia para trabalhar, devendo regressar à noite.

No entanto, a imprensa brasileira frisou que, apesar dessas possibilidades estarem previstas, muitos dos presos não têm a autorização para sair das unidades.

A Seap divulgou, em comunicado, que desde o início da atual administração, a secretaria tem trabalhado “arduamente para combater qualquer tipo de irregularidade dentro das unidades prisionais”.

A Operação Asfixia, realizada pelos inspetores penitenciários, já apreendeu em todo o Estado do Rio de Janeiro, desde o início do ano até maio, 5.339 telemóveis.

  TP, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Grupo de hackers clonou a voz de empresário para roubar 35 milhões de dólares do banco

Um grupo de hackers clonou a voz do diretor de uma empresa, conseguindo assim roubar mais de 35 milhões de dólares de um banco nos Emirados Árabes Unidos. No início do ano passado, o gerente de …

Portugueses comem duas vezes mais do que o recomendando

Os portugueses consumiram, em média, duas vezes mais calorias do que o recomendando para um adulto entre 2016 e 2020, ano em que a pandemia provocou uma redução do consumo de alimentos diário, mas ainda …

Aos 95 anos, a rainha Isabel II terá de abdicar da sua bebida favorita

A monarca foi aconselhada pelos médicos a abdicar do seu habitual martini de fim de dia, em antecipação a uma fase de agenda especialmente preenchida. Com 95 anos, a rainha Isabel II tem tido uma semana …

Médicos vão avaliar estado mental do atacante da Noruega

A investigação ao ataque com arco e flecha que na quarta-feira fez cinco mortos na Noruega reforçou, até agora, a tese de um ato devido a doença, anunciou hoje a polícia norueguesa. “A hipótese que foi …

Há mais de 100 anos, o Hawai teve uma monarquia - mas a força da princesa Ka'iulani não chegou para a preservar

Antes de morrer, com apenas 23 anos, a princesa Victoria Ka'iulani foi a última herdeira da coroa havaiana. A jovem era uma das últimas esperanças em manter a monarquia viva, mas nem a sua determinação …

Preço da luz no mercado regulado deverá subir 0,2% em 2022

O preço da eletricidade para os consumidores do mercado regulado deverá subir 0,2% no próximo ano face à média do ano em curso, segundo a proposta da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) hoje anunciada. “Para …

Governo recua e anuncia redução de imposto sobre combustíveis. Gasolina desce dois cêntimos e gasóleo um

Com a subida abrupta do preço dos combustíveis, o Governo anunciou esta sexta-feira à tarde que irá reduzir o ISP. Na prática, ao consumidor isto significa que o preço da gasolina vai baixar dois cêntimos …

Bolsonaro admite que chora sozinho na casa de banho

Num encontro organizado pela igreja evangélica Comunidade das Nações, em Brasília, na quinta-feira, o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, admitiu que costuma chorar na casa de banho. “Quantas vezes eu choro na casa de banho, em …

Jogadores em greve no Brasil, presidente no Estádio da Luz

Crise financeira grave no Cruzeiro, jogadores não apareceram para treinar e o presidente estava em Portugal. O plantel do Cruzeiro não apareceu no treino marcado para a tarde desta quinta-feira. Na véspera, os jogadores já tinham …

"É devastador": os millenials que querem ter filhos, mas não têm condições financeiras

Têm três empregos, querem mudar de carreira ou estão a mudar-se para zonas distantes para ter alojamento mais acessível. Assim é a vida dos millenials, que fazem tudo para juntar dinheiro suficiente para sustentar uma …