Há um hábito simples que pode reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2

Uma meta-análise a vários estudos concluiu que há uma relação entre o consumo diário de chá e uma redução de até 17% no risco de se desenvolver diabetes tipo 2.

Uma nova pesquisa que foi apresentada na reunião anual da Associação Europeia para o Estudo de Diabetes, que está a decorrer esta semana, descobriu que há um truque simples que pode ajudar a reduzir o risco de se desenvolver diabetes tipo 2.

A resposta está no consumo moderado de chá, especificamente chá preto, verde ou Oolong. Já é conhecido que o chá tem várias propriedades anti-oxiancidantes, anti-inflamatórias e anti-cancerígenas, mas não se sabia ao certo qual a sua relação com a diabetes, relata o SciTech Daily.

Para estudarem esta lacuna, os autores da meta-análise começaram por analisar 5199 adultos chineses (2583 homens e 2616 mulheres) com uma idade média de 42 anos, que foram acompanhados entre 1997 e 2009 e preencheram inicialmente um questionário sobre os seus hábitos alimentares e estilo de vida, como a prática de exercício, tabagismo e consumo de álcool.

No geral, 2379 (46%) participantes disseram que bebem chá. No final do estudo, 522 (10%) participantes tinham desenvolvido diabetes tipo 2. Os investigadores concluíram que quem bebia chá tinha um risco semelhante em comparação com quem não bebia após o ajuste para fatores que são conhecidos por estarem associados ao aumento do risco de diabetes tipo 2, com idade, sexo e atividade física.

Na segunda etapa, os cientistas fizeram uma revisão sistemática de todos os 19 estudos até setembro de 2021 que investigaram o consumo de chá e o risco de diabetes em adultos, tendo abrangido uma amostra de 1 076 311 participantes da China, EUA, Finlândia, Japão, Reino Unido, Singapura, Países Baixos e França.

No geral, a meta-análise encontrou uma correlação entre o consumo de chá e o risco de diabetes tipo 2, com cada chávena de chá consumida por dia a reduzir o risco em cerca de 1%.

Quando comparados com adultos que não bebiam chá, aqueles que bebiam entre uma e três chávenas diariamente reduziram o risco em 4%. Mais impressionante, aqueles que consumiram pelo menos quatro chávenas todos os dias reduziram o seu risco em 17% num período médio de 10 anos.

A correlação manteve-se independentemente do tipo de chá que os participantes bebiam, se eram homens ou mulheres, ou onde moravam. Isso sugere que pode ser a quantidade de chá consumida, em vez de qualquer outro fator, que desempenha um papel importante, mas os autores ressalvam que ainda não há certezas de que a relação seja verdadeiramente causal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.