/

Um truque simples é a chave para não cair nas burlas online

Estar em cima das novas burlas digitais é exaustivo. Os burlões parecem estar sempre um passo à frente.

Mas um novo estudo descobriu que há uma coisa simples que pode fazer para reduzir drasticamente o seu risco de perder dinheiro com golpes na web: desacelerar.

De facto, entre as várias técnicas usadas pelos golpistas, criar um sentido de urgência ou a necessidade de agir ou responder rapidamente é provavelmente a mais prejudicial. Como acontece com muitas vendas legítimas, agir rápido reduz a sua capacidade de pensar com cuidado, avaliar as informações e tomar uma decisão cuidadosa.

Os bloqueios do covid tornaram-nos mais dependentes de serviços online, como compras e serviços bancários. Rapidamente aproveitando essa tendência, os golpistas aumentaram a taxa e o espetro de fraudes online. A empresa de segurança cibernética F5 descobriu que os ataques de phishing sozinhos aumentaram mais de 200% durante o auge da pandemia global, em comparação com a média anual.

Um tipo de fraude do qual muitas pessoas são vítimas são os sites falsos (sites legítimos de empresas ou do governo). De acordo com uma organização sem fins lucrativos que lida com reclamações de consumidores Better Business Bureau, sites falsos são um dos principais golpes relatados e causaram perdas estimadas de aproximadamente 380 milhões de dólares nos EUA em 2022. Na verdade, as perdas provavelmente são muito maiores porque muitos casos não são relatados.

Uma série de experiências avaliou quais os fatores que afetam a capacidade das pessoas de distinguir entre sites reais e falsos. Nos estudos, os participantes visualizaram capturas de ecrã de versões reais e falsas de seis sites: Amazon, ASOS, Lloyds Bank, site de doações covid-19 da Organização Mundial da Saúde, PayPal e HMRC. O número de participantes variou, mas cada experiência teve mais de 200.

Cada estudo envolveu perguntar aos participantes se achavam que as capturas de ecrã mostravam sites autênticos ou não. Depois, também fizeram testes para avaliar os seus conhecimentos de internet e raciocínio analítico. Pesquisas anteriores mostraram que o raciocínio analítico afeta a nossa capacidade de distinguir entre notícias reais e falsas e emails de phishing.

As pessoas tendem a empregar dois tipos de processamento de informações – sistema um e sistema dois. O sistema um é rápido, automático, intuitivo e relacionado com as nossas emoções. Sabemos que os especialistas confiam no sistema um para tomar decisões rápidas. O sistema dois é lento, consciente e trabalhoso.

A capacidade de ter um bom desempenho em tarefas de raciocínio analítico tem sido associada ao sistema dois, mas não ao pensamento do sistema um. Então, foram usadas tarefas de raciocínio analítico como um substituto para nos ajudar a dizer se as pessoas estão a apoiar-se mais no pensamento do sistema um ou dois.

Um exemplo de uma das perguntas em nosso teste de raciocínio analítico é: “Um bastão e uma bola juntos custam 1,10 dólares. O bastão custa mais um dólar do que a bola. Quanto custa a bola?”

Os resultados mostraram que uma maior capacidade de raciocínio analítico estava ligada a uma melhor capacidade de distinguir entre sites falsos e reais.

Outros investigadores descobriram que a pressão do tempo reduz a capacidade das pessoas de detetar emails de phishing. Também tende a envolver o processamento do sistema um em vez do sistema dois.

Os golpistas não querem que avaliemos cuidadosamente as informações, mas nos envolvamos emocionalmente com elas. Portanto, o próximo passo foi dar às pessoas menos tempo (cerca de 10 segundos em comparação com 20 segundos na primeira experiência) para realizar a tarefa.

Desta vez, foi usado um novo conjunto de participantes. Os participantes que tiveram menos tempo para julgar a credibilidade de uma página da web mostraram menor capacidade de discriminar entre sites reais e falsos e foram cerca de 50% menos precisos em comparação com o grupo que teve 20 segundos para decidir se um site era falso ou real.

No estudo final, um novo conjunto de participantes recebeu 15 dicas sobre como identificar sites falsos (por exemplo, verificar o nome do domínio). Também foi pedido a metade deles que priorizassem a precisão e levassem o tempo necessário, enquanto a outra metade foi instruída a trabalhar o mais rápido possível. Trabalhar rapidamente, em vez de com precisão, estava relacionado a um desempenho pior e a uma lembrança ruim das 15 dicas que fornecemos anteriormente.

Com o aumento do uso da Internet entre todas as faixas etárias, os golpistas estão capitalizando as tendências das pessoas de usar mecanismos de processamento de informações mais intuitivos para avaliar se um site é legítimo. Os golpistas geralmente elaboram as suas solicitações de forma a encorajar as pessoas a agir rapidamente, porque sabem que as decisões tomadas nessas condições são a seu favor. Por exemplo, anunciar que um desconto terminará em breve.

Muitos conselhos sobre como identificar sites falsos sugerem que examine cuidadosamente o nome de domínio, verifique o símbolo do cadeado, use verificadores de sites como o Get Safe Online, procure erros de ortografia e tenha cuidado com negócios que parecem bons demais para ser verdade. Estas sugestões, obviamente, requerem tempo e ação deliberada. De facto, possivelmente o melhor conselho que pode seguir é: desacelere.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.