Tribunal declara-se “incompetente” e absolve ex-dirigentes do Sporting

DR sporting.pt

O ex-presidente do Sporting, Godinho Lopes

O ex-presidente do Sporting, Godinho Lopes

O Tribunal da Comarca de Lisboa absolveu Godinho Lopes, Luís Duque, Nobre Guedes e Carlos Freitas numa das três acções judiciais que o Sporting interpôs contra aqueles ex-dirigentes, disse hoje à agência Lusa fonte ligada ao processo.

“O Tribunal considerou-se incompetente para julgar o litígio entre o Sporting e aqueles ex-dirigentes do clube, absolvendo estes e condenando o clube a pagar as custas do processo”, acrescentou aquela fonte, acrescentando que, daquela decisão, o Sporting ainda pode recorrer no prazo de dez dias.

Em causa a renovação do contrato do russo Marat Izmailov e as contratações do extremo espanhol Jéffren e do defesa central peruano Alberto Rodríguez em 2011, considerando o Sporting que existiu “violação dos deveres de diligência e falta de racionalidade económica” na assinatura dos contractos daqueles três futebolistas.

Em Outubro do ano passado, a SAD informou em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários que foram aprovadas três propostas de ações judiciais, visando o anterior presidente Godinho Lopes e os administradores Luís Duque, José Filipe Nobre Guedes e Carlos Freitas, que a actual direcção acusa de violarem “culposamente os deveres de diligência e cuidado a que estavam obrigados», causando prejuízos à sociedade”.

No caso do médio russo, a SAD acusa a anterior direcção de ter renovado o seu contrato em Abril de 2011, numa altura em que o jogador tinha mais dois anos de contrato, com um aumento exponencial da remuneração do jogador, que ascendia a mais de cinco milhões de euros a pagar num período de quatro anos.

Quanto a Jeffrén estarão em causa os salários do jogador, avaliados em 9,3 milhões de euros, ao longo de cinco temporadas, a acrescer aos 3,7 milhões de euros que o clube pagou ao FC Barcelona. Além disso, a SAD também acusa a anterior direcção de ter contratado o extremo sem ter feito os devidos exames médicos.

Em relação ao defesa peruano Alberto Rodríguez estão em causa o prémio pago ao jogador de 836,4 mil euros, além da comissão paga à Gestifute de 492 mil euros, bem como a atribuição à sociedade de Jorge Mendes de trinta por cento dos direitos económicos do jogador.

A SAD ‘leonina’ referiu ainda que o departamento médico alertou a direcção para as “evidentes fragilidades físicas do jogador“, as quais não impediram a sua contratação.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Se o Tribunal se considerou incompetente para julgar o litígio entre o Sporting e os ex- dirigentes como é que pode proferir qualquer tipo de sentença?
    Se o Tribunal declara incompetência não pode absolver e/ou condenar, pelo que não se entende esta notícia. Quanto ao pagamento das custas , elas certamente se referem à apresentação do processo que como sabem tem custas.

  2. Então, e quem é competente para julgar esta canalha?!
    E essa do tribunal incompetente absolver uns e condenar outros, como diz aqui o comentador Oliveira, isso está muito mal escrito, uma não-notícia, pois toda a gente sabe que os processos têm custas e o Sporting tem que pagar a parte deles.

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …