/

Activista trans que invadiu palco em estado “extremamente grave” após cirurgia de mudança de sexo

@keyla.brasil2 / Instagram

Rosto da actriz e activista transexual Keyla Brasil com rastas e o cabelo azul.

A actriz e activista transexual Keyla Brasil.

A actriz e activista transexual Keyla Brasil está em estado “extremamente grave” após ter sido submetida a uma cirurgia de redesignação sexual na Tailândia. Ela ficou conhecida após ter interrompido uma peça de teatro no São Luiz, em Lisboa.

Keyla Brasil viajou para Banquecoque, na Tailândia, a 23 de Agosto passado para se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo na Pratunam Plyclinic, de acordo com informações divulgadas pelo projecto Trans Paradise Portugal no seu perfil do Instagram. A vice-presidente do Trans Paradise, Freda Paranhos, é amiga de Keyla.

Após a cirurgia, a actriz e performer circense sofreu um “mal-estar” na passada quinta-feira, 7 de Setembro, revela uma publicação do projecto no Instagram.

Keyla Brasil acabou por ser encaminhada para o serviço de saúde público da Tailândia “devido a um AVC isquémico” que “afectou significativamente a sua saúde cerebral“, explica ainda a publicação do Trans Paradise, notando que a sua situação é “extremamente grave”.

Nesta altura, os elementos deste projecto de apoio à causa transexual estão a aguardar “notícias concretas da Embaixada e do hospital que cuida da Keyla”, no sentido de “obter informações precisas e actualizadas”, salienta-se numa outra publicação do Trans Paradise assinada por Freda Paranhos.

A amiga da activista transexual realça que Keyla vai ser alvo de uma nova cirurgia nas próximas horas, reforçando que o seu “estado actual é delicado” e apelando a que a mantenham nos “pensamentos e orações”.

No passado dia 27 de Agosto, na sua página de Instagram, Keyla Brasil afirmava que “a cirurgia foi um sucesso”. “O médico disse que foi um dos melhores resultados que ele fez nos últimos anos, ficou perfeita“, dizia ainda, satisfeita.

Keyla Brasil notava ainda que sairia do hospital dentro de dois dias e que estava a sentir “zero dor”.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Keyla.brasil2 (@keyla.brasil2)

Keyla Brasil tornou-se conhecida depois de ter interrompido a peça “Tudo Sobre a Minha Mãe”, invadindo o palco do Teatro São Luiz, em Lisboa, para protestar contra o facto de o papel de uma mulher transexual ser interpretado por um actor cisgénero.

Cisgénero é uma pessoa que se identifica com o sexo biológico com que nasceu. Um transexual é alguém que, pelo contrário, não se identifica com o sexo biológico.

Cirurgia de mudança de sexo em Portugal pode custar 15 mil euros

Em Portugal, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) realiza cirurgias de mudança de sexo na Unidade de Reconstrução Génito-Urinária e Sexual (URGUS) do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra e no Centro Hospitalar de Santo António, no Porto. O Hospital de São José, em Lisboa, também vai realizar este tipo de procedimentos.

Mas as listas de espera são um problema para pessoas que não se sentem no corpo com que se identificam. A situação agravou-se ainda mais com a pandemia.

A situação é complicada porque as listas de espera envolvem três especialidades cirúrgicas distintas – a cirurgia plástica, a urologia e a ginecologia.

Assim, muitos transexuais optam por rumar a países como a Tailândia para realizarem procedimentos de redesignação sexual. Estas cirurgias feitas no privado, em Portugal, podem atingir valores superiores a 15 mil euros.

Já na Tailândia, os valores podem ser muito mais acessíveis. Este é o destino mais procurado em todo o mundo para fazer estas cirurgias e não é só devido ao preço. Por um lado, o país tem uma atitude tolerante relativamente à transexualidade e, por outro lado, a elevada procura levou os cirurgiões especializados nesta área a desenvolverem maior mestria numa operação que é exigente e complexa.

Susana Valente, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.