Toyota Caetano Portugal chama à revisão 950 viaturas no país

Toyota Motor Europe / Flickr

-

A Toyota Caetano Portugal anunciou a chamada à revisão de 950 viaturas em Portugal, modelos Prius, Prius Plug-in de terceira geração e Lexus, devido a um problema detetado nos airbags de cortina.

De acordo com o fabricante automóvel japonês Toyota Motor, vão ser chamados à revisão 1,43 milhões de veículos em todo o mundo devido a novos problemas detetados nos airbags produzidos pela empresa nipónica Takata.

À agência Lusa, o relações públicas da marca em Portugal, Victor Marques, adiantou que no país vão ser chamadas à revisão 950 viaturas: 713 Toyota Prius, cinco Toyota Prius Plug-in, e 232 Lexus CT200h.

Segundo o mesmo responsável, os modelos envolvidos são os Toyota Prius e Prius Plug-in (3ª geração) produzidos entre outubro de 2008 e abril de 2012 e o Lexus CT200h produzidos entre agosto de 2010 e abril de 2012.

Victor Marques explicou que o potencial problema é que as viaturas em questão “estão equipadas com airbags de cortina localizados na lateral esquerda e direita do tejadilho. Cada airbag de cortina contém duas câmaras com um componente soldado. Alguns podem ter uma pequena fissura neste componente na zona soldada que poderá afetar o correto funcionamento do airbag de cortina”.

De acordo com o responsável, estima-se que a reparação dure entre duas a quatro horas por veículo.

A maioria dos automóveis afetados foi vendida no Japão (743.000), América do Norte (495.000) e Europa (141.000), confirmou um porta-voz da empresa à agência Efe.

O líder mundial automóvel detetou pequenas fissuras nas soldaduras do inflador dos airbags laterais dos bancos da frente, o que poderia causar a separação das peças do dispositivo.

Tal poderia levar o inflador (o encapsulado metálico em que se aloja o airbag) a sair projetado no caso de ativado o airbag, representando, portanto, um risco à segurança dos ocupantes do veículo, apesar de a Toyota não ter, até ao momento, conhecimento de qualquer incidente do tipo, segundo a mesma fonte.

A falha de fabrico é diferente da outra detetada anteriormente nos airbag da Takata, a qual obrigou mais de 100 milhões de automóveis de diferentes marcas em todo o mundo a regressarem às oficinas.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica oficializa venda de Rúben Dias e compra de Otamendi

O Benfica comunicou, este domingo, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a transferência do defesa-central para o Manchester City. Em comunicado, o Benfica informou "ter chegado a acordo com o Manchester City para a …

Marcelo responde ao embaixador dos EUA. "Quem decide são os representantes escolhidos pelos portugueses"

O Presidente da República respondeu, este domingo, ao embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, afirmando que, "em Portugal, quem decide acerca dos seus destinos são os representantes escolhidos pelos portugueses". A agência Lusa questionou Marcelo Rebelo …

Bloco desconhece "avanços" no novo apoio social (e sugere que Rio seja dispensado das negociações)

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse este domingo que o Governo ainda não se comprometeu com a criação do novo apoio social proposto pelos bloquistas, no âmbito das negociações do Orçamento do Estado …

O tempo pode parecer mais lento do que realmente é. A culpa é dos neurónios cansados

Quando os neurónios do nosso cérebro começam a ficar muito cansados, diminuem a atividade e, como consequência, percebemos o tempo de forma distorcida. O cansaço de um grupo de neurónios especialmente sensíveis à noção de tempo …

Investigação do New York Times revela que Trump não pagou impostos em 10 dos últimos 15 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagou apenas 750 dólares (645 euros) em impostos federais em 2016, ano em que foi eleito, e outro tanto em 2017, segundo uma investigação divulgada este domingo pelo …

Arménia e Azerbaijão "à beira de uma guerra". Confrontos fazem pelo menos 39 mortos

Os combates deste domingo entre o Azerbaijão e as forças separatistas apoiadas pela Arménia, em Nagorno-Karabakh, fizeram pelo menos 39 mortos, incluindo sete civis, de acordo com informações de ambas as partes. Pelo menos mais 15 …

Paulo Bento substitui Santana Lopes à frente da Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui este domingo Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a eleição no congresso que terminou naquela cidade do distrito de Lisboa. Paulo Bento, …

Modelo matemático de Alan Turing explica os misteriosos "círculos de fada" da Namíbia

Os impressionantes padrões de vegetação dos "círculos de fada" australianos surgem de acordo com a teoria de 1952 enunciada pelo célebre matemático britânico Alan Turing. Em 1952, quando o matemático britânico Alan Turing publicou o seu …

Cientistas descobrem novo tipo de supercondutor

Uma equipa de cientistas identificou, pela primeira vez, um supercondutor de onda G. A investigação marca um grande desenvolvimento nesta área da Física. Investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, encontraram um novo tipo de …

Astrónomos provam que há água "presa" na poeira interestelar

As partículas de poeira no Espaço estão cobertas de gelo. Esta descoberta facilita as tentativas futuras de identificar a estrutura e composição da poeira em diferentes ambientes astrofísicos. O meio interestelar é composto por gás e …