Tóquio2020. Atletas olímpicos vão receber preservativos de graça (mas não podem usá-los)

Os atletas olímpicos vão receber preservativos nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, mas os organizadores aconselharam a não usá-los.

A Vice avança que cada um dos 11 mil atletas vai receber cerca de 14 preservativos quando chegarem à capital japonesa, no próximo mês. No entanto, o Comité Olímpico Internacional (COI) está a desencorajar os atletas, citando os riscos associados à pandemia de covid-19.

Os organizadores do evento esperam que os atletas regressem aos seus países de origem com 14 “lembranças” na mala. “A nossa intenção e objetivo não é que os atletas usem os preservativos na Vila Olímpica, mas ajudar na consciencialização”, disse o COI.

As diretrizes, publicadas em fevereiro, determinam que os atletas estão obrigados a manterem-se a dois metros de distância, evitando o contacto físico sempre que possível. Só podem deixar a Vila Olímpica em circunstâncias especiais e as violações das regras podem levar a castigos.

A distribuição de preservativos para os atletas olímpicos é uma tradição desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1988 em Seul, na Coreia do Sul.

Durante os Jogos Olímpicos de Verão de Sydney, em 2000, os organizadores australianos prepararam inicialmente 70 mil preservativos para distribuir gratuitamente, mas acabaram por encomendar mais 20 mil depois de terem esgotado. No Rio de Janeiro, em 2016, foram distribuídos 450 mil preservativos pelos atletas.

Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 vão decorrer entre 23 de julho e 8 de agosto, enquanto os Paralímpicos devem disputar-se entre 24 de agosto e 5 de setembro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.