Tony Blair pede desculpa por erros na guerra do Iraque

Center for American Progress / Flickr

Tony Blair, ex-Primeiro-ministro britânico

Tony Blair, ex-Primeiro-ministro britânico

O ex-primeiro-ministro inglês admite que o conflito no Iraque teve um papel significativo no crescimento do Estado Islâmico.

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair reiterou hoje desculpas parciais pela guerra no Iraque, reconhecendo alguma responsabilidade pelo aparecimento do autodenominado Estado Islâmico.

“Posso pedir desculpas pelo facto das informações fornecidas pelos serviços secretos serem falsas”, disse o antigo primeiro-ministro numa entrevista feita por Fareed Zakaria na CNN.

No entanto, há coisas das quais o antigo governante se recusa pedir desculpa, como é o caso da queda de Saddam Hussein.

“Mesmo hoje em 2015, julgo que é melhor ele não estar no poder do que estar”.

Juntamente com os EUA, pelas mãos de George W. Bush, Blair liderou a invasão militar ao Iraque em 2003.

Em dezembro do mesmo ano, o líder iraquiano foi capturado, sendo depois julgado pelo governo interino iraquiano. Foi executado, por enforcamento, em dezembro de 2006.

“Peço desculpa por alguns erros na planificação e na compreensão do que se passou depois do regime ter caído”, afirmou, reconhecendo “elementos de verdade” na ideia de que a invasão do Iraque em 2003 é a principal causa do surgimento do EI.

Desde então, a situação no Iraque continua a ser muito instável, com uma grande parte do seu território controlado pelo grupo terrorista.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. agora já é tarde, com tantas mortes, destruição, familias mortas, presidente morto. atrocidades, cidads destruidas, roubos de património debaixo das lagartas dos tanques, Como pode este assassino vir com este descaramento?

  2. Foi denunciado, ponto final!!
    Esta gente fica sempre impune por crimes cometidos, por invasões de países e por massacres nos povos! Dizem ser em nome da paz!

  3. Não foi sozinho!…
    Já agora, lembra-se da cimeira dos Açores?
    Aqui por Portugal também há quem tenha culpas no cartório e ande por aí a pavonear-se….

  4. Eu Mesma: esse pavão tem um nome. Durão Barroso. Pavoneia-se com as mãos sujas de sangue. Se a justiça fosse igual para todos, os da fatídica cimeira dos Açores teriam todos a mesma pena do Saddam.

  5. Desculpa?!
    Este monte de lixo (assim como o Bush, o “Furão” e companhia), deviam apodrecer na cadeia, por genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade!!

RESPONDER

Austrália não quer que turistas caminhem na famosa rocha sagrada Uluru (nem no Google Maps)

A Austrália pediu ao Google que remova do seu serviço Maps fotografias tiradas do topo de Uluru, o monólito aborígine sagrado que os visitantes estão proibidos de escalar desde o ano passado. De acordo com a …

NASA vai procurar aquíferos nos desertos com tecnologia já usada em Marte

Uma parceria entre a NASA e a Fundação Qatar tem como objetivo procurar as cada vez mais escassas águas que estão enterradas nos desertos do Saara e da Península Arábica. Este processo deverá ser desenvolvido …

Os aeroportos mudam o nome das pistas (e a culpa é dos pólos magnéticos da Terra)

O pólo norte magnético pode mover-se até 64 quilómetros por ano. Isto pode ser um problema para os pilotos de aviões. A pista 17L/35R, no Aeroporto Internacional de Austin-Bergstrom, no estado norte-americano do Texas, não terá …

Rússia quer ultrapassar Tom Cruise e ser a primeira a gravar um filme no Espaço

O ator Tom Cruise quer rodar um filme no Espaço, mas a Rússia quer ser a primeira, de acordo com um comunicado da agência espacial Roscosmos. Os Estados Unidos e a Rússia são, novamente, os protagonistas …

Os animais perdem o medo dos predadores depois de contactarem com o Homem

Uma nova investigação concluiu que os animais selvagens perdem rapidamente o medo dos seus predadores depois de entrarem em contacto com o Homem. A maioria dos animais selvagens, como é o caso dos leões, exibe …

Há mais 884 casos confirmados e oito óbitos por covid-19 em Portugal

De acordo com o último boletim divulgado epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal regista, este sábado, mais oito óbitos e 884 novos casos de infeção pelo novo coronavírus. Assim, Portugal contabiliza, desde o início da …

Negros norte-americanos estão a comprar armas em valores recorde

O número de afro-americanos a comprar armas aumentou drasticamente. Em causa, estará uma resposta ao agravar das tensões sociais no país devido ao movimento Black Lives Matter. Nos Estados Unidos, os protestos do movimento Black Lives …

Sporting paga 5 milhões e "rouba" Bruno Tabata ao Braga

O Sporting conseguiu 'roubar' Bruno Tabata ao Sporting de Braga. O extremo do Portimonense assina pelos 'leões' num contrato válido por cinco temporadas. Bruno Tabata está a caminho do Sporting CP, avança este sábado o jornal …

Há (pelo menos) 16 escolas com casos de covid-19, mas não há dados oficiais

Nem o Ministério da Educação, nem a Direcção Geral de Saúde (DGS) revelam o número de casos de covid-19 nas escolas, depois da reabertura do ano lectivo. Mesmo sem dados oficiais, é possível contabilizar, pelo …

Deixar Bilbau não dá bom resultado (lembra-se da grande equipa de Bielsa?)

Javi Martínez tenta contrariar a tendência dos seus antigos companheiros de equipa no famoso Atlético de Bilbau, que só aceita no seu plantel futebolistas nascidos no País Basco ou com ascendência familiar basca. Javi Martínez, herói …