Tony Blair pede desculpa por erros na guerra do Iraque

Center for American Progress / Flickr

Tony Blair, ex-Primeiro-ministro britânico

Tony Blair, ex-Primeiro-ministro britânico

O ex-primeiro-ministro inglês admite que o conflito no Iraque teve um papel significativo no crescimento do Estado Islâmico.

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair reiterou hoje desculpas parciais pela guerra no Iraque, reconhecendo alguma responsabilidade pelo aparecimento do autodenominado Estado Islâmico.

“Posso pedir desculpas pelo facto das informações fornecidas pelos serviços secretos serem falsas”, disse o antigo primeiro-ministro numa entrevista feita por Fareed Zakaria na CNN.

No entanto, há coisas das quais o antigo governante se recusa pedir desculpa, como é o caso da queda de Saddam Hussein.

“Mesmo hoje em 2015, julgo que é melhor ele não estar no poder do que estar”.

Juntamente com os EUA, pelas mãos de George W. Bush, Blair liderou a invasão militar ao Iraque em 2003.

Em dezembro do mesmo ano, o líder iraquiano foi capturado, sendo depois julgado pelo governo interino iraquiano. Foi executado, por enforcamento, em dezembro de 2006.

“Peço desculpa por alguns erros na planificação e na compreensão do que se passou depois do regime ter caído”, afirmou, reconhecendo “elementos de verdade” na ideia de que a invasão do Iraque em 2003 é a principal causa do surgimento do EI.

Desde então, a situação no Iraque continua a ser muito instável, com uma grande parte do seu território controlado pelo grupo terrorista.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. agora já é tarde, com tantas mortes, destruição, familias mortas, presidente morto. atrocidades, cidads destruidas, roubos de património debaixo das lagartas dos tanques, Como pode este assassino vir com este descaramento?

  2. Foi denunciado, ponto final!!
    Esta gente fica sempre impune por crimes cometidos, por invasões de países e por massacres nos povos! Dizem ser em nome da paz!

  3. Não foi sozinho!…
    Já agora, lembra-se da cimeira dos Açores?
    Aqui por Portugal também há quem tenha culpas no cartório e ande por aí a pavonear-se….

  4. Eu Mesma: esse pavão tem um nome. Durão Barroso. Pavoneia-se com as mãos sujas de sangue. Se a justiça fosse igual para todos, os da fatídica cimeira dos Açores teriam todos a mesma pena do Saddam.

  5. Desculpa?!
    Este monte de lixo (assim como o Bush, o “Furão” e companhia), deviam apodrecer na cadeia, por genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade!!

RESPONDER

Rúben Ribeiro pensou que ia morrer em Alcochete, Gelson recebeu SMS a avisar do ataque

Rúben Ribeiro e Gelson Martins foram ouvidos, esta sexta-feira, na 22.ª sessão do julgamento, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. "Sinceramente, pensei que ia morrer, foi um cenário de horror, estavam constantemente a dizer: …

Um terço dos franceses acredita que um novo Holocausto pode acontecer nos Estados Unidos

Um terço dos franceses (36%) acredita que um novo Holocausto pode vir a  acontecer nos Estados Unidos, de acordo com uma nova sondagem levada a cabo pela Conference on Jewish Material Claims Against Germany. De acordo …

Petição quer acabar com o uso de perfumes nos transportes públicos

Um cidadão endereçou uma petição ao Parlamento para que o uso de perfumes seja proibido em transportes públicos e locais públicos. De acordo com o jornal Público, a petição — apresentada numa folha de papel A4, …

Governo estuda hipótese de aeroporto na base aérea de Monte Real

O Governo está a estudar a hipótese de criar um aeroporto civil na Base Aérea 5 de Monte Real, em Leiria, confirmou o ministério das Infraestruturas. Em declarações a vários jornais, entre os quais o Público, …

Coronavírus chegou à Europa. Dois casos confirmados em França

O novo coronavírus chegou à Europa. A ministra da Saúde francesa anunciou, esta sexta-feira, que há dois casos confirmados no país. "Há dois casos confirmados", vincou a ministra da Saúde francesa, Agnes Buzyn, em conferência de …

Ucrânia perdeu 11 milhões de habitantes desde 2001

A Ucrânia perdeu mais de 11 milhões de habitantes desde o último censo de 2001 devido à imigração, à anexação da Crimeia e à guerra no leste do país. De acordo com os novos dados oficiais, …

CGD sobe comissões a partir deste sábado (incluindo MB Way)

As transferências por MB Way, as contas-pacote e os serviços mínimos bancários na Caixa Geral de Depósitos vão sofrer um agravamento a partir deste sábado. Tal como tinha sido anunciado em outubro do ano passado, a …

Isabel dos Santos não vai ser detida se for a Angola, garante PGR

O procurador-geral da República de Angola afirmou, esta sexta-feira, que a justiça quer esgotar todos os procedimentos para notificar a empresária angolana antes de pedir um mandado internacional de captura. "Primeiro vamos esgotar a possibilidade de …

Assange deixa ala médica da prisão e passa para área com outros reclusos

O fundador do WikiLeaks, Julian Assange, foi transferido da ala médica da prisão de Belmarsh, no sudeste de Londres, onde estava isolado, para uma área da prisão com outros presos, anunciou hoje um membro do …

"Saudações da Tailândia." Depois de fugir da prisão, Sekkaki enviou um postal aos diretores

Depois de fugir da prisão, Oualid Sekkaki provocou os responsáveis do estabelecimento prisional e enviou-lhes um postal. Em dezembro do ano passado, Oualid Sekkaki e outros quatro indivíduos fugiram do estabelecimento prisional de Turnhout, na Bélgica. …