Tony Blair pede desculpa por erros na guerra do Iraque

6

Center for American Progress / Flickr

Tony Blair, ex-Primeiro-ministro britânico

Tony Blair, ex-Primeiro-ministro britânico

O ex-primeiro-ministro inglês admite que o conflito no Iraque teve um papel significativo no crescimento do Estado Islâmico.

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair reiterou hoje desculpas parciais pela guerra no Iraque, reconhecendo alguma responsabilidade pelo aparecimento do autodenominado Estado Islâmico.

“Posso pedir desculpas pelo facto das informações fornecidas pelos serviços secretos serem falsas”, disse o antigo primeiro-ministro numa entrevista feita por Fareed Zakaria na CNN.

No entanto, há coisas das quais o antigo governante se recusa pedir desculpa, como é o caso da queda de Saddam Hussein.

“Mesmo hoje em 2015, julgo que é melhor ele não estar no poder do que estar”.

Juntamente com os EUA, pelas mãos de George W. Bush, Blair liderou a invasão militar ao Iraque em 2003.

Em dezembro do mesmo ano, o líder iraquiano foi capturado, sendo depois julgado pelo governo interino iraquiano. Foi executado, por enforcamento, em dezembro de 2006.

“Peço desculpa por alguns erros na planificação e na compreensão do que se passou depois do regime ter caído”, afirmou, reconhecendo “elementos de verdade” na ideia de que a invasão do Iraque em 2003 é a principal causa do surgimento do EI.

Desde então, a situação no Iraque continua a ser muito instável, com uma grande parte do seu território controlado pelo grupo terrorista.

ZAP / Lusa

6 Comments

  1. agora já é tarde, com tantas mortes, destruição, familias mortas, presidente morto. atrocidades, cidads destruidas, roubos de património debaixo das lagartas dos tanques, Como pode este assassino vir com este descaramento?

  2. Foi denunciado, ponto final!!
    Esta gente fica sempre impune por crimes cometidos, por invasões de países e por massacres nos povos! Dizem ser em nome da paz!

  3. Não foi sozinho!…
    Já agora, lembra-se da cimeira dos Açores?
    Aqui por Portugal também há quem tenha culpas no cartório e ande por aí a pavonear-se….

  4. Eu Mesma: esse pavão tem um nome. Durão Barroso. Pavoneia-se com as mãos sujas de sangue. Se a justiça fosse igual para todos, os da fatídica cimeira dos Açores teriam todos a mesma pena do Saddam.

  5. Desculpa?!
    Este monte de lixo (assim como o Bush, o “Furão” e companhia), deviam apodrecer na cadeia, por genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.