Tony Blair pede desculpa por erros na guerra do Iraque

Center for American Progress / Flickr

Tony Blair, ex-Primeiro-ministro britânico

Tony Blair, ex-Primeiro-ministro britânico

O ex-primeiro-ministro inglês admite que o conflito no Iraque teve um papel significativo no crescimento do Estado Islâmico.

O ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair reiterou hoje desculpas parciais pela guerra no Iraque, reconhecendo alguma responsabilidade pelo aparecimento do autodenominado Estado Islâmico.

“Posso pedir desculpas pelo facto das informações fornecidas pelos serviços secretos serem falsas”, disse o antigo primeiro-ministro numa entrevista feita por Fareed Zakaria na CNN.

No entanto, há coisas das quais o antigo governante se recusa pedir desculpa, como é o caso da queda de Saddam Hussein.

“Mesmo hoje em 2015, julgo que é melhor ele não estar no poder do que estar”.

Juntamente com os EUA, pelas mãos de George W. Bush, Blair liderou a invasão militar ao Iraque em 2003.

Em dezembro do mesmo ano, o líder iraquiano foi capturado, sendo depois julgado pelo governo interino iraquiano. Foi executado, por enforcamento, em dezembro de 2006.

“Peço desculpa por alguns erros na planificação e na compreensão do que se passou depois do regime ter caído”, afirmou, reconhecendo “elementos de verdade” na ideia de que a invasão do Iraque em 2003 é a principal causa do surgimento do EI.

Desde então, a situação no Iraque continua a ser muito instável, com uma grande parte do seu território controlado pelo grupo terrorista.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. agora já é tarde, com tantas mortes, destruição, familias mortas, presidente morto. atrocidades, cidads destruidas, roubos de património debaixo das lagartas dos tanques, Como pode este assassino vir com este descaramento?

  2. Foi denunciado, ponto final!!
    Esta gente fica sempre impune por crimes cometidos, por invasões de países e por massacres nos povos! Dizem ser em nome da paz!

  3. Não foi sozinho!…
    Já agora, lembra-se da cimeira dos Açores?
    Aqui por Portugal também há quem tenha culpas no cartório e ande por aí a pavonear-se….

  4. Eu Mesma: esse pavão tem um nome. Durão Barroso. Pavoneia-se com as mãos sujas de sangue. Se a justiça fosse igual para todos, os da fatídica cimeira dos Açores teriam todos a mesma pena do Saddam.

  5. Desculpa?!
    Este monte de lixo (assim como o Bush, o “Furão” e companhia), deviam apodrecer na cadeia, por genocídio, crimes de guerra e crimes contra a humanidade!!

RESPONDER

Regionalização sem referendo é “golpe de estado palaciano”

Luís Marques Mendes falou este domingo, no habitual espaço de comentário político na SIC, sobre a regionalização, os "tempos difíceis para a direita", Greta Thunberg e Joe Berardo. Houve ainda tempo para falar sobre o …

China diz que detidos em Xinjiang estão "formados" e "vivem felizes"

Um alto quadro do regime chinês afirmou, esta segunda-feira, que os membros de minorias étnicas chinesas de origem muçulmana mantidos em "centros de treino vocacional" no extremo oeste do país já se "formaram" e levam …

Greve geral volta a parar França. Filas de trânsito chegam aos 620 quilómetros

Os acessos a Paris estão, esta manhã, muito complicados devido ao quinto dia de greve contra a reforma das pensões e que afeta sobretudo a rede de transportes na capital francesa. De acordo com as autoridades, …

"Mário Centeno está a perder influência no Governo". Os (maus) sinais para o Orçamento de Estado 2020

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 [OE 2020] vai ser apresentada daqui a uma semana e alguns economistas antecipam os riscos do documento, falando de uma "situação potencialmente perigosa para as contas públicas" …

Utilizadores russos do Reddit terão divulgado documentos comprometedores sobre o Brexit

A rede social Reddit anunciou ter concluído que utilizadores russos estiveram na origem da divulgação de documentos confidenciais do governo britânico sobre as negociações comerciais do Brexit. O Reddit anunciou, num comunicado citado pela Associated Press, …

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …